Cinema: uma visão feminina da guerra na Síria

Esta sexta-feira, 21 de fevereiro, às 21h30, a sala de cinema do Centro Cultural do Cartaxo passa um documentário da cineasta síria Waad al-Kateab, que filmou durante cinco anos da sua vida na cidade de Aleppo tomada por rebeldes durante a rebelião síria.

‘Para Sama’ é um documentário de 2019, nomeado ao Óscar de Melhor Documentário, tendo recebido o Prémio L’Oeil d’Or/ Melhor Documetário em Cannes.

Sinopse
‘Para Sama’ é simultaneamente uma viagem íntima e épica pela experiência feminina da guerra. Uma carta de amor de uma jovem mãe para a sua filha, o filme conta a história de vida de Waad al-Kateab durante cinco anos de revolta em Alepo, na Síria, ao mesmo tempo que se apaixona, se casa e tem a filha Sama, tudo enquanto o conflito devastador cresce à sua volta. A sua câmara captura histórias incríveis de perda, alegria e sobrevivência enquanto Waad luta com uma escolha impossível – fugir ou não da cidade para proteger a vida da filha, quando sair significa abandonar a luta pela liberdade, pela qual já sacrificou tanto.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.