Coronavírus: Área dedicada à Covid-19 no Cartaxo

O Centro de Saúde do Cartaxo vai ter uma ADC – Áreas Dedicadas ao Coronavirus, de forma a fazer a triagem e enviar os casos suspeitos para teste, ainda esta semana.

Estas áreas surgem depois de se ter verificado “o início da transmissão local de SARS-CoV-2 em Portugal e considerando a reorganização dos recursos humanos e materiais afetados à prestação de cuidados de saúde no Serviço Nacional de Saúde (SNS) para dar resposta à avaliação e tratamento dos doentes COVID19 (…) importa adaptar a abordagem clínica dos doentes com suspeita e infeção confirmada por SARS-CoV-2 no SNS”, com “medidas de mitigação que garantam a adequação e sustentabilidade do SNS”.

Ainda segundo a Direção-Geral da Saúde, as ADC devem estar “bem identificadas, com sinalética apropriada, e serem do conhecimento das comunidades regionais e locais, para garantir a efetiva separação dos doentes com suspeita e confirmação de infeção com SARS-CoV-2”.

Nesta fase de mitigação, quando a propagação do vírus e a transmissão já é local e as medidas de contenção já não são suficientes, deixando de ser possível estabelecer cadeias de transmissão, hospitais e centros de saúde estão a adaptar-se à nova realidade e, a partir desta quinta-feira, passam a implementar várias medidas, nomeadamente distinguindo, à partida, os doentes infetados que passam a ser seguidos pelo seu médico de família.

Nunca é demais lembrar que em caso de sintomas deve permanecer em casa e ligar para a linha SNS 24 (808 24 24 24), seguindo depois as recomendações dadas, via telefone, pelos profissionais de saúde.

Pode gostar também
Comentários
Loading...