Coronavírus: Cemitérios de Pontével e Vale da Pinta mantêm-se abertos

Nem todos os cemitérios do concelho do Cartaxo se encontram encerrados, no âmbito do estado de emergência: em Pontével e Vale da Pinta mantêm-se abertos.

As autarquias locais, que gerem os cemitérios, têm autonomia na decisão de manter ou não aberto o cemitério, numa altura em que o país se encontra em confinamento, no âmbito do estado de emergência. Assim, no concelho do Cartaxo, mantêm-se abertos os cemitérios de Pontével e de Vale da Pinta, este último também se manteve aberto no primeiro confinamento, em março, quando todos os restantes cemitérios do concelho encerraram portas.

Tanto o presidente de Junta de Pontével, Jorge pisca, como o da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, Délio Pereira, não encontram razões para encerrar o cemitério, onde, asseguram, não vai mais do que meia-dúzia de pessoas, por dia, com o único sentido de visitar os entes queridos.

Para jorge Pisca, contrariamente aos supermercados e outras grandes superfícies que se mantêm abertos, os cemitérios não são “um foco de infeções”. Délio Pereira concorda e adianta que, através de um inquérito informal à população, percebeu que as pessoas concordam com os cemitérios abertos, tendo ainda a experiência do último confinamento, em que tudo correu dentro da normalidade.

Nas restantes freguesias os cemitérios (e casas mortuárias) estão encerrados, tal como no primeiro confinamento de março, abrindo apenas para a realização de funerais, onde será permitido o acompanhamento apenas por familiares mais próximos, tendo em conta todos os procedimentos básicos – uso de máscara, distanciamento físico de, pelo menos, dois metros, higiene das mãos e etiqueta respiratória, entre outras regras constantes no plano de contingência de cada um destes espaços, nomeadamente o número de pessoas permitido nas cerimónias fúnebres.

No Cartaxo, a casa mortuária mantêm-se aberta, mas também o cemitério, sob gestão da câmara municipal, está encerrado, abrindo portas apenas para funerais.

Pode gostar também