Coronavírus: Há um caso positivo no Lar de Santa Cruz no Cartaxo

Numa altura em que, no concelho do Cartaxo, segundo o mais recente balanço da Delegação de Saúde, os casos de Covid 19 têm vindo a baixar, esta quinta-feira surgiu um novo caso ativo, desta vez, numa funcionária do Lar de Santa Cruz da Misericórdia do Cartaxo.

Na sequência da deteção deste caso, realizou-se esta tarde uma reunião de emergência, que reuniu a Autoridade de Saúde Distrital e Local, o Comando Distrital de Operações de Socorro de Santarém, o comandante da PSP do Cartaxo, a Segurança Social, a Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo e o presidente da Assembleia Municipal, e que contou com o acompanhamento do Serviço Municipal de Proteção Civil, Bombeiros Municipais e Ação Social e Saúde.

Nesta reunião ficou decidido que os testes aos 69 utentes e funcionários do Lar de Santa Cruz vão ser realizados esta sexta-feira.

A Autoridade de Saúde Pública irá iniciar os testes a partir das 10h, nas instalações da instituição e com o apoio logístico dos serviços municipais de proteção civil. Os testes serão realizados por equipas do Centro Hospitalar do Médio Tejo e, segundo esta entidade, é previsível obter resultados ainda no próprio dia.

Na reunião, Jorge Nogueira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, sublinhou que, após conhecimento do caso, a instituição reforçou, de imediato, todas as medidas de proteção e higienização previstas no seu Plano de Contingência, estando os utentes – até conhecimento dos resultados dos testes – confinados aos seus respetivos quartos, sem se deslocarem às áreas comuns.

O diretor da Segurança Social, Renato Bento, recordou que a Equipa Multidisciplinar criada para monitorizar, em tempo de pandemia, os planos de contingência dos Lares de idosos – constituída por técnicos da Segurança Social, Autoridade de Saúde e Serviço Municipal de Proteção Civil –, esteve recentemente nas instalações da Casa de Santa Cruz. Renato Bento informou que nessa ação de acompanhamento e monitorização, os técnicos constataram “que todas as orientações, quer da Direção Geral de Saúde (DGS), quer todas as medidas previstas no Plano de Contingência do equipamento, estavam a ser cumpridas na íntegra”.

Mais artigos
1 De 583

Jorge Nogueira, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, mostra-se confiante que este seja um caso isolado dentro da instituição, pois “a Santa Casa do Cartaxo tem feito um enorme esforço para conter a propagação deste novo coronavírus nas nossas unidades e estamos, por isso, confiantes de que os resultados dos testes a serem realizados refletirão o imenso trabalho e empenho de todos os funcionários ao longo dos últimos meses”, acrescentando que até à data não foram identificados sintomas em nenhum outro funcionário ou utente da Casa de Santa Cruz.

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, manifestou solidariedade e reconhecimento ao trabalho que tem sido desenvolvido pela Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo, quer pelos seus dirigentes quer por todos aqueles que trabalham nesta instituição, particularmente, à funcionária que testou positivo, elogiando a sua conduta responsável e protetora de todos aqueles que cuida.  Pedro Ribeiro salientou que “a Santa Casa tem sido absolutamente rigorosa na adoção de procedimentos de prevenção à covid-19, como foi aqui atestado pelo diretor da Segurança Social, em resultado da ação de acompanhamento realizada esta semana pela Equipa Multidisciplinar”.

Pedro Ribeiro apresentou toda a disponibilidade da Câmara Municipal no apoio à instituição e endereçou ao Provedor Jorge Nogueira uma palavra de apreço “pela forma exemplar e transparente na comunicação da Santa Casa da Misericórdia do Cartaxo junto dos familiares dos utentes, que muito contribui para a necessária serenidade que o complexo momento impõe”.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.