David Lobato é oficialmente comandante dos Bombeiros do Cartaxo

David Lobato confessou que "o cargo que hoje, efetivamente, assumo representa um desafio que abraço e que constitui um importante marco na minha carreira e, portanto, não poderia estar mais satisfeito"

David Lobato tomou esta quinta-feira posse como Comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

No cargo já há cinco anos, apenas agora a progressão na carreira foi atribuída a David Lobato, numa festa que contou com a presença de muitos amigos e familiares, a que se juntaram autarcas, ex-autarcas, autoridades civis e militares, colegas de profissão e populares, que não quiseram deixar de prestar homenagem ao comandante pelo seu desempenho à frente dos Municipais do Cartaxo.

Na ocasião, David Lobato confessou que “o cargo que hoje, efetivamente, assumo representa um desafio que abraço e que constitui um importante marco na minha carreira e, portanto, não poderia estar mais satisfeito”. Além disso, o comandante salientou que “ele representa a continuação de um projeto com que me identifico, a continuidade de um trabalho em conjunto com estas mulheres e homens aqui presentes e que tem, ao longo dos últimos cinco anos, dado os frutos que são sobejamente conhecidos”.

Dirigindo-se à corporação, David Lobato garantiu que “continuaremos a aplicar uma política de gestão com base na transparência e na racionalidade das variáveis atuais. Cada um de vós será, e é, um ativo mais valioso dentro desta organização e, nesse sentido, todos farão parte deste desenvolvimento”.

Valorização das competências, da capacidade de relacionamento, da integridade e interajuda são promessas do comandante, que acrescentou que “serei rigoroso e integrador das diversas correntes de pensamento existentes no nosso  corpo de bombeiros”.

Mais artigos
1 De 509

David Lobato garantiu, também, que “comprometo-me com a política de gestão definida pelo executivo municipal, entendendo que, para o desenvolvimento e sustentabilidade do corpo de bombeiros é fundamental que as pessoas cooperem e que exista um eficaz intercâmbio do  conhecimento. As pessoas são o ativo mais valioso dentro de uma organização”.

Mário Silvestre, Comandante Distrital de Operações e Socorro, salientou que “estar aqui neste momento é, acima de tudo, uma honra e um privilégio mas é, sobretudo, um momento de grande orgulho, pois é normal estarmos orgulhosos quando vemos um irmão a ser reconhecido pela sua capacidade de trabalho, profissionalismo e capacidade de bem fazer”.

“Este momento é o corolário de um longo caminho e de uma enorme garra e perseverança”, prosseguiu, recordando “como se fosse hoje o primeiro dia que nos conhecemos, as análises que fiz, as conversas – algumas muito duras – que tivemos e os dissabores que partilhámos, conquistas que celebrámos mas, sobretudo, e com o coração cheio, recordo a forma leal como ganhei um verdadeiro amigo”.

“Reforço aqui toda a confiança que tenho no senhor comandante David Lobato, desejando-lhe a continuação de excelente trabalho  e a maior das sortes e venturas, quer na vida pessoal quer na profissional”, terminou Mário Silvestre.

Fernando Amorim, vice-presidente da Câmara do Cartaxo, salientou as qualidades de David Lobato, “uma pessoa humilde, rigorosa, transparente, trabalhadora e isso faz dele o líder que é, e faz dele a pessoa que é hoje, e é bem merecida esta promoção, porque ele foi sempre comandante. Hoje tem insígnias de comandante, mas não é por isso que exerceu a sua atividade com menor rigor, transparência e humildade. E é disso que nós precisamos”.

David Lobato tem 45 anos, é licenciado em Segurança e Higiene no Trabalho e pós-graduado em Sistemas de Apoio à Decisão e Resposta à Emergência, é auditor técnico de formação da Escola Superior de Bombeiros na área de Emergência Pré-Hospitalar, e formador externo na Escola Superior de Bombeiros.

Em 2005, assumiu funções de Adjunto de Comando nos Bombeiros Municipais do Cartaxo; foi promovido a 2º Comandante da corporação em 2006; e assumiu o comando dos Municipais do Cartaxo, em regime de substituição, em 2013.

O dia de festa terminou com um jantar volante no quartel dos Bombeiros Municipais do Cartaxo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.