Desfile etnográfico devolve Pontével ao passado

Está de volta a Pontével a Festa dos Fazendeiros, com o habitual desfile onde se apresentam as tradições rurais e agrícolas da vila, no próximo dia 28 de abril.

O desfile, de carácter etnográfico, conta com a participação dos pontevelenses, que envergam com rigor os trajes de outros tempos, em carros e carroças que representam quadros vivos da atividade agrícola e dos usos e costumes do início do século passado, como os trabalhos na vinha, a monda do trigo, a apanha da azeitona, os lagares de azeite e a adega. Para além disso, a população enfeita as suas casas, fazendo reviver o passado também através da exposição de velhos objetos e utensílios que faziam parte daquela época.

Nestes festejos, organizados pela Comissão Organizadora da Festa dos Fanzendeiros com o apoio da Junta de Freguesia de Pontével, para além do cortejo, há largada de pombos e desfile de bicicletas pasteleiras.

A Festa dos Fazendeiros realiza-se de dois em dois anos, no domingo de pascoela, sendo um dos eventos mais típicos da freguesia de Pontével e do concelho do Cartaxo.

Para dia 12 de maio está marcado o almoço dos fazendeiros.

Programa
28 abril – domingo Pascoela
10h30 – Abertura das tasquinhas com petiscos e as tradicionais caspiadas e bolos
10h30 – 1º Encontro de pasteleiras/bicicletas antigas, em traje rural
11h00 – Exposição Janelas Decoradas nas Ruas da Vila
11h00 – Exposição de gado
14h30 – Concentração de Viaturas Rurais e Grupos Apeados no Largo da Comenda.
15h00 – Largada de Pombos
15h30 – Início do Cortejo de Viaturas Rurais e Grupos

Mais artigos
1 De 57

Apeados (Largo da Comenda, L. do Mosteiro, R.Luis Duarte, L. Mariano Carvalho, R. Magalhaes Lima, R. dos Combatentes,Av.9 abril e apresentação no Largo M. Carvalho)

3 Maio– Sexta-feira
21h – Entrega de Prémios aos participantes no Cortejo de Viaturas Rurais e Exposição de Janelas Decoradas, no Salão de Exposições da Junta de Freguesia.

Animação
12 de maio– domingo
13h – Escola Básica 2-3 de Pontével – Almoço dos Fazendeiros com mais de 70 anos. Homenagem aos Fazendeiros/ Fazendeiras nascidos em 1943 e 1944 (Organização da Junta de Freguesia de Pontével).

Pode gostar também

Comentários estão fechados.