Desfiles de Carnaval animam o concelho

Muitas centenas de crianças espalham alegria pelas ruas

Esta sexta-feira, os desfiles de Carnaval levaram várias centenas de pessoas à rua para ver passar as crianças, jovens e idosos do concelho que encheram de cor e animação esta manhã de sol que ajudou à folia.

Esta manhã as escolas de todo o concelho saíram à rua para os desfiles de carnaval. Em Pontével, o desfile seguiu pela vila com o tema Turismo e Agricultura. Já no Cartaxo envolveram-se no desfile as escolas do Agrupamento Marcelino Mesquita, entre outras instituições de crianças e idosos do concelho, que desceram a Rua Batalhoz até à Praça 15 de Dezembro, com a música sempre a dar ritmo às muitas centenas de foliões que ali desfilaram com trajes a rigor, numa iniciativa promovida pela autarquia.

A Rua Batalhoz encheu-se de gente, com muitos pais, avós, amigos e curiosos, que quiseram acompanhar as suas crianças ou, tão só, divertir-se com tanta alegria e animação. A rua encheu-se de pedacinhos e fitas de papel de várias cores lançados à passagem dos mascarados. As fantasias muito criativas e coloridas, criadas com a ajuda das educadoras e auxiliares, transformaram os mais pequenitos em cozinheiros, índios, soldadinhos, princesas, pinguins, bolas de neve, entre tantos outros bonecos e personagens. Entre os mais crescidos já se notava uma grande diversidade de máscaras, uns seguindo temas propostos pelos professores, outros envergando as vestes de personagens suas preferidas, das quais se destacam os muitos palhaços, militares, guerreiros, piratas, cowboys, bruxas, princesas, robôs, entre tantos outros.

Já os mais idosos, de IPSS do Cartaxo, Ereira, Vale da Pedra e Vila Chã de Ourique formaram equipas de futebol com banco de suplentes e tudo.

Carnaval no Vale da Pedra
Mais artigos
1 De 593

Ontem, o Centro Social de Vale da Pedra recebeu as crianças da escola básica do primeiro ciclo e do infantário da terra para celebrar o Carnaval com a população.

Mais de cem meninos, dos três aos 10 anos de idade, todos mascarados, assistiram ao espetáculo de palhaços com o Minhocas, o Chupas e o Rabanete, que fizeram as delícias de miúdos e graúdos, pois na assistência também se encontravam idosos da casa de repouso Sol Serra, para além de vários populares da terra.

 

De acordo com a educadora do Jardim de Infância do Vale da Pedra, Maria de Fátima Marques, a iniciativa partiu das educadoras e professoras das instituições educativas da terra que pediram a colaboração da Junta de Freguesia para realizar este evento de Carnaval, “com o intuito de fazer algo aqui na localidade para as pessoas da terra, com os meninos daqui”, visto que a festa do Agrupamento seria hoje, no desfile em Pontével, onde todas estas crianças voltaram a participar.

Para o presidente da Junta de Freguesia de Vale da Pedra, José Belo, este tipo de eventos “é extraordinariamente importante e, cada vez mais, a função autárquica tem que se pautar por procedimentos e atitudes que têm a ver com a sensibilidade social”, daí a ideia de trazer os idosos que estão em lares, porque, no entender de José Belo, “é extremamente importante que nós tenhamos a sensibilidade de os integrar na sociedade e para as crianças é fundamental que nós as apoiemos, para que elas possam estar integradas e interagirem connosco”, tal como os pais.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.