Dia das Tradições abre com Desfile de Campinos nas ruas do Cartaxo
A Festa do Vinho do Cartaxo volta a dedicar o 1.º de Maio à identidade ribatejana, com o Dia das Tradições. O desfile de ranchos folclóricos, campinos, amazonas e cabrestos vai percorrer as ruas da cidade durante a manhã; à tarde, no Pavilhão Municipal de Exposições e no Jardim da Praça de Touros, o Festival de Folclore do concelho do Cartaxo presta homenagem à etnografia e às danças do Ribatejo – este ano o Festival conta com a presença de dois convidados especiais, vindos do México e da Lituânia.
No feriado nacional do 1.º de Maio, sexta-feira, aqueles que são o testemunho vivo da tradição, da história e do trabalho nos campos da lezíria ribatejana, vão ocupar as ruas da cidade, oferecendo à Festa do Vinho do Cartaxo um dos seus momentos altos – um desfile que é acolhido pela população com enorme carinho, com ruas e janelas floridas e engalanadas para receber campinos, amazonas e ranchos folclóricos.
Ocupadas pela música, pelos cavalos e pelos cabrestos, pelo colorido dos trajes e pela emoção de um povo orgulhoso nas suas raízes, as ruas da cidade recebem centenas de visitantes que vêm ao Cartaxo para aplaudir a grande festa das tradições.
A Câmara Municipal do Cartaxo convida a população a participar neste dia – decorando a sua janela, o seu espaço comercial, a sua varanda, para dar as boas-vindas aos campinos e aos ranchos folclóricos com flores e mantas tradicionais.
Informação sobre Trânsito condicionado no âmbito do desfile
Durante o decorrer do Desfile haverá condicionamento de trânsito. A Câmara Municipal, agradece a compreensão pelo transtorno que o evento possa causar e sugere – sempre que possível – que não sejam deixados veículos estacionados no percurso, de modo a prevenir o risco de incidentes.
Vias condicionadas ou encerradas ao trânsito:
Das 00h00 às 13h00 do dia 1 de maio:
- Largo Vasco da Gama, artéria e áreas de estacionamento, entre a Rua 5 de Outubro e a N3.
Das 10h00 às 12h30 do dia 1 de maio:
- Rua Batalhoz, troço entre o Pavilhão Municipal de Exposições e a Praça 15 de Dezembro
- Rua Serpa Pinto, troço entre a Rua 5 de Outubro e a Praça 15 de Dezembro
- Rua 5 de Outubro, troço entre o Tribunal e a Praça 15 de Dezembro
Mais se informa que entre as 12h30 e as 13h30 o cortejo irá em desfile livre, para fazer o regresso ao ponto de partida – solicita-se a máxima prudência na circulação nas artérias abaixo indicadas:
- Nacional 3
- Avenida João de Deus
- Avenida Mestre Cid
- Rua Manuel Bernardo das Neves









