Dinamizar o comércio local

Opinião de Miguel Ribeiro

No passado dia 18 de maio realizei, no Auditório da Quinta das Pratas do Cartaxo, um Seminário sobre a importância de um Website: o objetivo foi ajudar os lojistas do comércio local a sobreviver num mundo novo, que está em constante evolução, e onde todos os negócios que não acompanhem essa evolução têm um fim anunciado.

No Cartaxo, neste último ano, fecharam cerca de 16 lojas. Dizem que a culpa foi dos hipermercados. Há uns anos, essa justificação até podia ter fundamento, hoje em dia já não.

Esperar que os moradores do Cartaxo, que saem do seu trabalho, a maioria de Lisboa e arredores, pelas 18 horas, que cheguem ao Cartaxo a tempo de encontrar as lojas abertas, é muito otimismo, encerram às 19 horas. O mais natural é irem ao hipermercado que está aberto até às 22 horas.  Ter um website da sua Loja é uma maneira do comércio local combater esta realidade, um website pode ser uma loja aberta 24 horas por dia, sete dias por semana!

Não compreender isto é esperar que as despesas correntes das suas lojas físicas, como renda, água, luz, empregados, façam o resto. Muitos, inevitavelmente, acabam por fechar.

Quem pensa que vai conseguir aguentar o seu negócio sem aderir às novas tecnologias, vai acabar por ser ultrapassado. Hoje é possível nem ter loja física e faturar mais com lojas virtuais do que com lojas físicas. Ter uma loja virtual é como ter uma segunda loja, é uma mais-valia em todos os aspetos.

Por questões de credibilidade (ter uma loja física dá mais credibilidade à loja virtual), por questões de abrangência geográfica (uma loja online não tem restrições geográficas), por questões de facilidade de compra (numa loja online, podemos comprar o que quisermos, quando quisermos).

Mais artigos
1 De 295

O Seminário foi e é gratuito, foi anunciado em várias plataformas da internet, rádio e jornais e promovido por todo o concelho do Cartaxo, em todas as freguesias do concelho e na própria cidade. A ajuda está disponível para quem esteja interessado, a formação é gratuita. No próximo dia 29 de junho venha saber tudo sobre lojas online no Auditório Municipal na Quinta das Pratas, das 19h30 às 20h30. Se tem um negócio no concelho, este seminário é para si.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.