Empreendedorismo Local

Opinião de João Pedro Barroca

O Empreendedorismo consiste num processo alicerçado no conhecimento e na inovação que tem como principal objetivo promover a criatividade através da construção de ideias, avaliação de oportunidades e mobilização de recursos materiais, humanos e financeiros, para a concretização de projetos com ou sem fins lucrativos.

Neste seguimento, no âmbito da criação de uma estratégia de desenvolvimento económico para o nosso concelho, seria uma mais-valia a implementação de um programa local de apoio ao empreendedorismo e desenvolvimento de projetos empresariais inovadores. O principal objetivo consistiria na criação de um ambiente facilitador para a criação de novas empresas no concelho, promovendo uma abordagem orientada para a resposta rápida às necessidades dos empreendedores em vários domínios, como por exemplo a disseminação de informação, acompanhamento e aconselhamento no que concerne a fundos nacionais e comunitários.

Este programa poderia ser executado com base na criação de sinergias entre as Instituições de Ensino, Associações Empresariais e Instituições Financeiras que operam no concelho.

Programa de Empreendedorismo Local
Este Programa deveria estar subordinado a um tema relacionado com a economia local do concelho do Cartaxo.

Ferramentas de Gestão
Fornecimento de ferramentas de gestão que permitam aos empreendedores analisar a viabilidade económica e financeira dos seus projetos empresariais.

Mais artigos
1 De 246

Tipologia dos Projetos
Os projetos empresariais deveriam possuir uma componente inovadora e estarem inseridos nos setores prioritários para o desenvolvimento económico do concelho.

Concurso
Os mesmos seriam submetidos para apreciação por um painel composto por especialistas relacionados com o meio empresarial e académico.

Incentivos Financeiros
Disseminação de informação sobre os diversos incentivos financeiros que os empreendedores poderão usufruir para desenvolver os seus negócios.

Incubação de Negócios
Os melhores projetos empresariais deveriam ser premiados com a oferta de um ano de incubação num local designado pela autarquia local.

Impacto na Economia Local
O impacto desta ação de desenvolvimento económico seria muito positivo pois, não só permitiria fomentar o empreendedorismo no concelho, como estimular a realização de novos projetos empresariais com vista à criação de emprego e consequente melhoria na qualidade de vida da população.

*Artigo publicado na edição de junho do Jornal de Cá.

Pode gostar também
Comentários
Loading...