Esta semana a temperatura ultrapassa os 40º no Cartaxo

Esta semana começou muito quente e assim se vai manter até, pelo menos sexta-feira, 17 de julho, levando o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a lançar aviso amarelo devido à persistência de valores elevados da temperatura máxima. Para esta quarta-feira, as previsões indicam 40º de máxima e avançam com temperaturas a ultrapassar os 40º (com a mínima acima dos 20º), na quinta e na sexta-feira.

O vento mantém-se a soprar entre o fraco e o moderado, sendo prudente evitar qualquer tipo de fonte de ignição – incluindo descartar beatas de cigarros acesas – pois estes dias são muito favoráveis a incêndios. Escusado será dizer que, nesta altura, estão proibidas queimas e queimadas.

Especial atenção nestes dias, também, ao muito elevado índice ultravioleta, muito prejudicial para a saúde, podendo provocar sérias lesões da pele e nos olhos. Como tal, deve-se evitar a exposição direta ao sol e, caso não seja possível evitar o sol, é indispensável a utilização de óculos de Sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar.

Nestes dias quentes de verão, o ideal é ficar em casa, mas mesmo aqui são precisos alguns cuidados para se manter fresco. Para manter o calor lá fora, convém fechar janelas e persianas durante o dia e mantê-las abertas durante a noite, para refrescar a casa. Para além disso, deve-se evitar ter muitos aparelhos elétricos ligados; também estes aquecem e ajudam os espaços a aquecer. É de esquecer os fornos e as refeições de tacho.

Aproveite para se deliciar com refeições leves e frias, recorrendo mais a verduras, legumes e leguminosas e frutas frescas, deixando de lado o calor do fogão e as comidas mais quentes e pesadas. Use e abuse da água e de sumos de frutos naturais, convém manter o corpo bem hidratado, sendo a água a escolha ideal.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.