Estendal do Paraíso dá corda à solidariedade no Cartaxo

A Câmara Municipal do Cartaxo, em parceria com a Associação dos Escoteiros de Portugal – Grupo 72 Cartaxo e o Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1120 Cartaxo, Pioneiros, criou um espaço solidário, com um estendal com roupa para recolha ou doação, preso entre as árvores do jardim junto ao Centro de Convívio, onde haverá ainda recolha de outros bens, como brinquedos, produtos de higiene pessoal ou alimentos não perecíveis.

Solidariedade Jovem no Estendal do Paraíso é o nome dado a este estendal, que já esteve montado no passado sábado e voltará a estar amanhã, 11 de dezembro, e na próxima semana, no dia 18, das 10h às 17h.

“O estendal é uma simples corda que tem como objetivo ser um espaço solidário, que permita a qualquer pessoa colocar o que já não precisa e, a outras, recolher o que lhes for necessário – livremente, sem perguntas, sem pedidos de autorização ou explicações. É uma corda que liga as árvores como quem liga pessoas em gestos de troca e de partilha”, refere o comunicado do município do Cartaxo, que “apela à partilha e lembra que qualquer pessoa pode ir “pendurar” no estendal peças que já não lhe sirvam e que qualquer pessoa pode passar por lá e retirar as peças que lhe façam falta”.

Com o entendimento que a solidariedade promove a união, a inclusão, a compreensão e a tolerância, a Câmara Municipal do Cartaxo espera reunir roupas quentes que ajudem muitas pessoas a terem um inverno mais seguro e protegido do frio, brinquedos que possam dar alegria a crianças e jovens, alimentos e bens de primeira necessidade que possam ser uma ajuda para aquelas pessoas que enfrentam dificuldades, mas também para aqueles que, tendo uma economia familiar equilibrada, encontrem num apoio excecional, a possibilidade de um Natal mais feliz.

A Câmara Municipal do Cartaxo conta também com a parceria de instituições de solidariedade social do concelho, às quais entregará, depois de dia 18 de dezembro, as roupas e brinquedos que possam ficar por recolher. Os bens alimentares não recolhidos serão entregues no final do próprio dia.

Isuvol
Pode gostar também