O Cartaxo recebe este sábado a Feira da Saúde, inserida na Semana da saúde, que decorre até dia 14 de abril.
A Feira da Saúde realiza-se entre as 10h e as 18h, na Praça 15 de Dezembro. Ali, poderá aproveitar para realizar os mais variados rastreios, ficar a conhecer os serviços e respostas existentes na área da saúde, escolher um estilo de vida mais saudável, para os jovens em idade escolar, ficar a conhecer a oferta formativa da Escola Superior de Saúde de Santarém, aproveitar para fazer exercício no ginásio móvel, inscrever-se como dador de medula óssea ou fazer a sua dádiva de sangue.
Para além disso, poderá assistir a palestras, que vão decorrer no átrio da Câmara Municipal, sobre Osteopatia, Acupunctura, Alzheimer ou Reiki como equilíbrio na saúde. A animação vai ser na Praça 15 de Dezembro, com demonstração de Chi Kung e Zumba.
Os Bombeiros Municipais vão promover quatro sessões de um mini workshop sobre Emergência e Suporte Básico de Vida, marcados para as 10h, 12h30, 14h30 e 16h30. Presentes, também, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Clube de Ciclismo Marco Chagas, com o Projeto de Promoção de Ciclismo, para crianças dos seis aos dez anos, o projecto Geração Saudável e uma demonstração de Boccia Sénior, pelo projecto Viver Mais Viver Melhor.
Para os fãs de Star Wars, esta Feira da Saúde conta com a presença da Legião 501 ST, que se associa ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação.
Semana da Saúde
A Semana da Saúde continua até dia 14.
esta sexta-feira, o Projeto Geração Saudável vai até à EB 2,3 Marcelino Mesquita, até às 16h30.
No Centro Cultural do Cartaxo continuam a decorrer as sessões públicas, hoje sobre Envelhecer com Qualidade; para as 15h está agendada a Importância da Vacinação, e uma hora mais tarde, o tema é As emoções e as Doenças.
A Semana da Saúde regressa na terça-feira, com mais sessões públicas no Centro Cultural do Cartaxo. A partir das 15h, Estilos de Vida Saudáveis e, pelas 18h30, Ser Utente do Serviço Nacional de Saúde. O dia termina com uma demonstração de ballet pela Sociedade Filarmónica Cartaxense.
No dia 13, o Centro Cultural do Cartaxo recebe, a partir das 15h, a sessão pública Educar para não Complicar a Diabetes.
O último dia da Semana da Saúde, 14, traz o fórum Saúde Mental – Que Desafios de Intervenção, pelas Plataformas Supraconcelhias da Lezíria e do Médio Tejo.
Paralelamente, até dia 14 decorrem rastreios nas freguesias. Hoje, o rastreio está marcado para Vila Chã de Ourique, até às 13h, na sede da Junta de Freguesia; em, Valada, dia 10, entre as 9h30 e as 13h, na Associação O Tejo; dia 11 é a vez de Pontével, na sala de exposições da Junta de Freguesia, entre as 9h30 e as 13h; também no dia 11, mas entre as 15h e as 18h30, é a vez de Vale da Pedra, na Associação Cultural e Recreativa local; Vale da Pinta recebe estes rastreios a 12, entre as 9h30 e as 13h, na delegação da Junta de Freguesia; dia 13 é a vez da Ereira, entre as 9h30 e as 13h, na delegação da Junta de Freguesia; e a Lapa recebe os rastreios no mesmo dia, mas entre as 15h e as 18h30, na sede da Junta de Freguesia.
A juntar a estas actividades, os alunos do 11º ano da Escola Secundária do Cartaxo têm, ainda, oportunidade de assistir a aulas para debater questões de saúde mental, promovidas pela associação A Farpa, ao passo que todas as escolas do concelho vão receber sessões de sensibilização para a dádiva de sangue, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.