Festa da Água-pé e do Doce d’arrobe

Dia 10 de novembro, no pavilhão de festas de Vila Chã de Ourique

Versando o tema das vindimas, do vinho, do arrobe, da água pé, temas caros à nossa região, vem aí a 4ª Festa da Água-pé e do Doce d’arrobe, em Vila Chã de Ourique.

Acontece no próximo dia 10 de novembro, no pavilhão de festas de Vila Chã de Ourique, a partir das 17h. Aqui vai poder provar o tradicional doce d’arrobe da terra, a água-pé dos produtores locais, entre outros petiscos e, é claro, as castanhas.

Os Cinquentões 2019 organizam o evento e explicam o porquê de se designar arrobe ou arrobo: “arrobe deriva do pérsico “robb”, que significava o mosto das uvas apurado ao fogo. Já na linguagem arábica “robén” entendia-se como a quarta parte”, logo, “o Arrobe não é mais nem menos do que o aproveitamento do mosto acabado de espremer antes de iniciar a sua fermentação, que é misturado com as frutas da época que outrora existiam nas vinhas, como as maçãs, marmelos, peras e outros”.

Tal como explicam os ouriquenses, “esta conjugação de frutas, levada ao fogo em lume brando e com grande mestria, permite extrair os melhores sabores e aromas destes ingredientes, tendo como resultado final um doce extremamente saboroso, consistente e durável, com a vantagem de não levar qualquer adição de açúcar, pois apenas aqui sobressai a frutose dos frutos envolvidos”.

Estão todos convidados para mais uma Festa da Água-pé e do Doce d’arrobe, em Vila Chã de Ourique. A entrada é livre!

Pode gostar também