A ginasta do Ateneu Artístico Cartaxense Bárbara Florindo sagrou-se campeã nacional de trampolim, neste primeiro fim de semana de julho, em Viana do Castelo.
Bárbara Florindo atingiu o lugar mais alto do pódio no Campeonato Nacional de Bases em Trampolim, Trampolim Sincronizado, Duplo-mini Trampolim e Tumbling, com “uma prova de grande nível que, após uma luta renhida, deixou a concorrência para trás”, escreve em comunicado o clube do Cartaxo, dando conta da conquista da ginasta que se sagrou campeã nacional de trampolim individual, no escalão de juniores.
Rodrigo Ramos e Pedro Lourenço alcançaram as medalhas de bronze em trampolim sincronizado no escalão juvenil.
No tumbling, as iniciadas femininas Mariana Pereira, Francisca Faia e Maria Flor Flores conquistaram a medalha de prata, por equipas, e Matilde Calisto alcançou a medalha de bronze em juvenis. Na mesma modalidade, de realçar ainda os resultados de Duarte Alface em que conquistou o 4° lugar e Lourenço Ferreira que ficou em 6°.
Andreia Serrano foi 4ª lugar no duplo-mini trampolim juvenil; Madalena Duarte ficou em 6º lugar no duplo-mini trampolim júnior; José Miranda foi 8º em trampolim individual, no escalão iniciados masculinos, ficando no mesmo escalão, femininos, Matilde Jesus em 23º lugar (em 110 concorrentes); Andreia Serrano e Madalena Duarte ficaram em 5º lugar no trampolim sincronizado júnior e, na mesma modalidade, mas em iniciadas, Matilde Jesus e Leonor Trindade obtiveram o 8º lugar.
De acordo com o Ateneu Artístico Cartaxense, “esta prova marca o fim da época para alguns ginastas, que vão começar já a preparar a próxima época, depois de terem superado uma época tão difícil e atípica”.
No próximo fim de semana, alguns ginastas do Ateneu vão participar na ScalabisCup Santarém com aspirações de fazerem os melhores resultados possíveis e, em alguns casos, fazer pontuação para apurar para o Campeonato do Mundo Grupo de Idades, a decorrer em Baku.
De referir ainda que no tumbling o ginasta Francisco Rodrigues destacou se em Coimbra onde obteve o primeiro lugar e ficou apurado para o Campeonato do Mundo Grupo de Idades. Ainda nesse festival, destaque para Sílvia Oliveira e Marta Lino, ambas em 2º lugar. Martim Botelho marcou nota mínima para alcançar o Campeonato do Mundo do Grupo Idades e Tomás Mamisashvili vai tentar este fim de semana. Com estes resultados, o Ateneu Artístico Cartaxense mostra-se otimista quanto ao apuramento destes ginastas.
A época desportiva do clube do Cartaxo termina a 17 de julho com o Campeonato Nacional Primeira Divisão no Pavilhão João Rocha, em Lisboa.