Hitchcock/ Truffaut na sala de cinema do CCC

Sempre às sextas e sempre às 22h00, o Centro Cultural do Cartaxo escolhe o que de melhor se faz no cinema independente.

Esta sexta-feira, 19 de janeiro, o Centro Cultural do Cartaxo recebe um documentário que mostra o cinema a refletir sobre si próprio – Hitchcock/ Truffaut.

Kent Jones assina este documentário, presente no Festival de Cannes, sobre a longa e detalhada entrevista (500 perguntas no total) que o jovem, mas já brilhante realizador francês, François Truffaut, fez ao seu idoso e consagrado colega britânico, ao longo de uma semana do verão de 1962 e que resultou no livro “Hitchcock/Truffaut” (também conhecido como “Le Cinéma Selon Alfred Hitchcock”, ou “Hitchbook”), editado em 1966, um dos mais importantes livros já publicados sobre cinema.

Sinopse
Em 1962, Hitchcock e Truffaut encontram-se para esmiuçar os segredos por detrás da encenação no cinema. Com base nas gravações originais deste encontro, usado para produzir o mítico livro Hitchcock/ Truffaut, este filme ilustra a maior lição de cinema de todos os tempos, levando-nos a viajar pelo universo do criador de Psycho, Os Pássaros e Vertigo.

A arte incrivelmente moderna de Hitchcock é escrutinada e explicada pelos principais cineastas da atualidade: Martin Scorsese, David Fincher, Arnaud Desplechin, Kiyoshi Kurosawa, Wes Anderson, James Gray, Olivier Assayas, Richard Linklater, Peter Bogdanovich e Paul Schrader.

Veja aqui o trailer

 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.