O dia 11 de fevereiro é consagrado como Dia Europeu do 112, número de telefone de emergência que funciona a título gratuito nos 28 Estados-membros da União Europeia.
Em Portugal o serviço 112 é composto pelo Centro de Coordenação do Serviço 112 que funciona integrado na direção nacional da Polícia de Segurança Pública (PSP) e pelos quatro centros operacionais 112 (Norte, Sul, Açores e Madeira). É nestes Centros Operacionais que se garante o atendimento das chamadas 112, efetuando a triagem e encaminhamento para a entidade com responsabilidade na sua resolução (forças de segurança, apoio médico, bombeiros, etc).
O serviço 112 em Portugal atende entre 20 a 25 mil chamadas diárias, das quais ainda se regista que apenas 35 por cento são realmente chamadas de emergência.
Constituem emergências situações em que haja pessoas em risco de vida/ necessidade imediata de assistência médica; crimes em curso ou incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários, com feridos ou que possam causar risco para a circulação rodoviária).
Durante este mês de fevereiro, por intermédio das Equipas do Programa Escola Segura, a PSP tem desenvolvido ações de sensibilização da população escolar do 1º ciclo ao ensino secundário, fomentando o comportamento cívico informado, com o intuito de incutir nos jovens uma maior responsabilização e melhor utilização do número de emergência.
Primeiro número de socorro em Portugal
Historicamente, a criação de um número de socorro em Portugal remonta a 13 de outubro de 1965, com a disponibilização do primeiro número nacional de socorro (115), cuja gestão coube desde logo à Polícia de Segurança Pública (PSP). Portugal tornou-se assim um dos primeiros países do continente europeu a disponibilizar aos seus cidadãos um número, curto e de fácil memorização.
Na sua génese, o 115 servia para acudir a vítimas de acidentes na via pública em Lisboa, acionando ambulâncias tripuladas por polícias, que efetuavam o transporte das vítimas para o hospital. Este serviço rapidamente granjeou popularidade e credibilidade, tendo vindo a estender-se, em 1967, às cidades do Porto e Coimbra e, em 1970, às cidades de Aveiro, Setúbal e Faro, recorda a PSP em comunicado.
O serviço 115 foi-se estendendo ao resto do país, em paralelo com a malha da rede telefónica dos então CTT/TLP.
Em 29 de julho de 1991, por decisão do conselho de ministros das comunidades europeias, o número 112 é instituído como número de telefone de emergência único para toda a Comunidade Europeia.