Inquérito alimentar e de atividade física chega a Santarém

 

Pela primeira vez desde 1980, está a ser realizado em Portugal um Inquérito Alimentar Nacional e de Atividade Física (IAN-AF) que tem por missão recolher dados sobre o consumo alimentar e sobre a atividade física dos portugueses, estabelecendo a sua relação com determinantes em saúde, nomeadamente os socioeconómicos.

Realizado por um consórcio de investigadores nacionais e estrangeiros, coordenados pela Universidade do Porto, este estudo irá avaliar os hábitos alimentares e a condição física de 5000 indivíduos com idades compreendidas entre os três meses e os 84 anos, residentes em todas as regiões do País, selecionados a partir do Registo de Utentes do Serviço Nacional de Saúde.

Será convidada a participar população residente em Portugal selecionada de forma aleatória em cada Unidade de Saúde, a partir do registo do Serviço Nacional de Saúde. Os utentes da Unidade Familiar de São Domingos, em Santarém, serão os primeiros no distrito a serem convidados a participar.

Este estudo permitirá analisar diferenças e semelhanças entre as diferentes regiões do País, o que permitirá o desenvolvimento de ações de melhoria da saúde das populações também ao nível local.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.