João Heitor acusa PS de manipular informação: “Não havia uma linha neste Município sobre o Centro de Saúde”
João Heitor vem esclarecer aquilo que considera uma "estratégia de desinformação" por parte do PS do Cartaxo após a publicação de um comunicado nas redes sociais que segundo o partido é "para repor a verdade". Os socialistas querem reivindicar a paternidade do novo Centro de Saúde do Cartaxo, o presidente da Câmara, considera que o PS está a "manipular a verdade".
Com as eleições autárquicas à porta e com a Câmara Municipal, gerida pelo PSD, a começar o ano com o arranque de várias obras, o PS começou a aquecer os motores para a corrida das autárquicas deste ano e parece querer colher os louros de algumas obras concretizadas por este executivo, esta quarta-feira, publicou nas redes sociais um comunicado, segundo o partido, “para repor a verdade”. Os socialistas querem reivindicar a paternidade do novo Centro de Saúde do Cartaxo, o presidente da Câmara, João Heitor, considera que o PS está a “manipular a verdade”. A obra arrancou em janeiro.
O assunto foi abordado pelo presidente da Câmara, no período antes da ordem do dia, na reunião do executivo desta quinta-feira, 20 de fevereiro, “aquilo que foi dito pelo Partido Socialista não é verdade, é mentira” acusa João Heitor, “é estar aqui numa tentativa de reivindicação de uma coisa que não se fez, para a qual não se deu um contributo de facto, e é desvalorizar o facto de ela estar a acontecer agora. Qual é o interesse de estar a dizer que aquele projeto é do PS, se não o fizeram, se não o conseguiram concretizar?”
O presidente da Câmara, considera que o PS está a “manipular a verdade”. Em 2021, o Município do Cartaxo pediu aos partidos políticos propostas de possíveis projetos a executar pelo PRR (Plano de Recuperação e Resiliência), “o PS não apresentou nenhuma proposta que mencionasse o Centro de Saúde”, nas reuniões com o anterior executivo para a passagem de pastas “também nunca se falou em Centro de Saúde”, sublinha João Heitor e acrescenta “o município [na altura gerido pelo PS] incluiu a proposta para a criação do Centro de Saúde no registro de propostas que fez para o PRR, comunicou isso à Comunidade Intermunicipal, e o papel da Comunidade Intermunicipal acabou ali até hoje, e todo o caminho que se fez não foi feito em medida nenhuma nem pelo Partido Socialista nem pela anterior gestão municipal, portanto, se os senhores quiserem considerar que se iniciou um projeto quando há uma promessa da ministra e não houve mais nada para além disso, se isso é um projeto, se isso é dar início a um projeto, o senhor que anda aqui há muitos anos sabe perfeitamente que isto não é nada”, atira a Fernando Amorim.
“A verdade dos factos é que foi o Partido Socialista que pensou nesta obra”, responde Fernando Amorim. “O programa do PSD, do qual o senhor deu a cara, não tinha uma única linha sobre o Centro de Saúde. O do PS tinha. E fez esse pedido para que essa obra fosse incluída no projeto de fundo comunitário. Razão pela qual desencadeou a reunião com a senhora ministra, portanto, a verdade dos factos é essa, aliás, o antigo presidente da Câmara foi condenado por fazer publicidade a isso mesmo durante o período de campanha eleitoral, foi julgado em tribunal e condenado por isso”, enfatiza o vereador do PS.
“Foi condenado por ter anunciado uma promessa da ministra com dinheiros públicos, com recursos do município. Em campanha eleitoral”, lembra João Heitor.
“A verdade dos factos em relação ao Centro de Saúde e em relação às outras obras também, é importante esclarecer para que não se continue aqui a elaborar nesta mentira, nesta estratégia de desinformação, os senhores não concretizaram nada desses projetos, zero. A Escola Secundária foi um bom exemplo de como é que não se fazem as coisas, foi aquilo que vocês nos mostraram. A mesma coisa com a Serpa Pinto que os senhores, porque o senhor fazia parte dessa gestão, já tinham abandonado completamente, que não queriam fazer sequer”, argumenta João Heitor.