Jovem de Vila Chã de Ourique presidente por um dia

Esta quinta-feira, 13 de fevereiro, a Escola Básica de Vila Chã de Ourique deu “feriado” a uma das suas alunas para que pudesse estar bem cedinho no edifício-sede da Câmara Municipal do Cartaxo para “tomar posse” como presidente por um dia.

Apesar do “nervoso miudinho”, ainda não eram 9h da manhã e já a jovem presidente se mostrava pronta para assumir as suas novas funções. Carlota, que se encontra no 4º ano, fez-se acompanhar pelo o avô e pela irmã mais velha e lá seguiu para Vila Chã de Ourique, onde está a decorrer, durante o mês de fevereiro, a presidência aberta.

Recebida em Vila Chã de Ourique pelo presidente da Junta, Vasco Casimiro, Carlota, a jovem aluna escolhida pelos seus colegas e professores para representar a escola nesta missão, ocupou o seu lugar ao lado de Pedro Ribeiro para assumir os trabalhos da Comissão Municipal de Proteção Civil, a que se seguiram mais duas reuniões, a reunião do Conselho Municipal de Segurança e a Comissão Municipal de Trânsito.

No decorrer dos trabalhos, a Carlota ficou a conhecer os representantes das forças de segurança – o comissário Vítor Antunes da PSP, o comandante do posto da GNR do Cartaxo, Paulo Belchior e o comandante dos Bombeiros Municipais do Cartaxo, David Lobato –, que têm assento quer na comissão, quer nos concelhos, para além dos presidentes de junta de freguesia presentes, dos responsáveis e técnicos do Serviço Municipal de Proteção Civil, como Ana Coelho que apresentou o trabalho desenvolvido pelo Serviço, ou a procuradora do Ministério Público, entre outros técnicos do Município do Cartaxo e responsáveis de diversas instituições do concelho.

Temas tão importantes como a segurança de pessoas e bens, a organização do trânsito no concelho, o trabalho desenvolvido pelos Bombeiros Municipais no auxílio à população, ou as decisões sobre requerimentos enviados pela população, foram temas que a jovem ficou a conhecer durante a manhã. Uma manhã de muito trabalho que a Carlota enfrentou com “um comportamento exemplar, com muita atenção às propostas apresentadas pelas diversas instituições presentes, ao que acrescentou ainda uma grande simpatia para com todos os presentes”, assegurou o presidente da Câmara Municipal.

Para Pedro Ribeiro, esta iniciativa permite “acompanhar um dia de trabalho normal do presidente de câmara, despertando-lhe a atenção para a importância da participação dos cidadãos no processo de decisão pública. É essencial que reforcemos a relação com os jovens, que demos destaque à educação para a cidadania nas nossas escolas. É a participação de todos, no processo de tomada de decisões que importam à comunidade, que nos reforça enquanto comunidade”.

Mais artigos
1 De 468

A presidência aberta em Vila Chã de Ourique tem iniciativas agendadas até ao dia 27 de fevereiro.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.