Nesta semana, de 20 a 24 de janeiro, o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo acolhe um grupo de dez professores (alguns universitários) e peritos e dez alunos, oriundos de Espanha, Eslovénia e Reino Unido, ao abrigo do programa Erasmus+ e de uma ação (chave KA 203) de cooperação para a inovação e intercâmbio de boas práticas.
Estes docentes e estudantes estão no Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo a participar no evento “Getting started”, ou seja, a primeira atividade de ensino, aprendizagem e formação de professores e alunos/ futuros técnicos de Apoio à Infância do projeto MEYE (Mathematics in Early years Education – o ensino da matemática nos primeiros anos de escolaridade).
Esta terça-feira, tiveram lugar as primeiras oficinas de formação/ trabalho colaborativo, com as várias abordagem pedagógicas já praticadas noutros países, nomeadamente a abordagem de Tuscany e respetiva discussão, a cargo da professora Małgorzata Żytko, docente na Universidade de Varsóvia, Polónia e especialista na área da pedagogia infantil em idade precoce.
Hoje, quarta-feira, no período da manhã, tem lugar no Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique uma sessão prática de observação de práticas pedagógicas aqui utilizadas e cuja discussão se seguirá pela tarde.
Nos próximos dias alunos, professores, educadores, investigadores e peritos dos vários países envolvidos irão estar juntos na conceção de novas abordagens, metodologias, materiais, jogos e outras atividades, ao serviço do ensino na matemática, nos primeiros anos de escolaridade.
O próximo encontro terá lugar na Eslovénia, no próximo mês de maio, e todos os resultados irão ser multiplicados em eventos pelos vários países, no decorrer dos dois anos, com destaque para a inovação curricular e produção científica/ propriedade intelectual.