Mirtilos no seu melhor

Estamos na época dos mirtilos e nada melhor que aproveitar estes frutos ricos em antioxidantes, tão benéficos para a saúde e cujo cultivo vem crescendo em Portugal.

De cor azulada e sabor agridoce, estas bagas são uma boa escolha para um pequeno-almoço saudável, envolvidos num iogurte natural ou em compota, mas também em doces e sobremesas variadas, como tartes, semifrios, mousse, gelados, compotas, entre tantas outras aplicações culinárias. Quando comidos ao natural são tão bons ou melhores ainda.

Ricos em antioxidantes – como os flavonoides, que lhe dão a cor – os mirtilos são ainda ricos em vitaminas C, A e E, cálcio e potássio, para além das fibras solúveis (nomeadamente pectina) e insolúveis.

Ao escolher deve ter-se em atenção a firmesa dos frutos, rejeitando os que se apresentem moles. Em casa, podem conservar-se até cerca de sete dias no frigorífico.

Lembre-se que ao consumir fruta da época aproveita-a da melhor forma: mais saborosa, com mais qualidade e com preços mais justos do que fora de época.

Comentários
Loading...