Mulheres Socialistas do Cartaxo prestaram homenagem a todas as “que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária”
As Mulheres Socialistas do Cartaxo prestaram homenagem a Maria José Campos e a todas as mulheres que presidiram à Assembleia Municipal e às Juntas de Freguesia, nestes 50 anos em democracia. A sessão decorreu, este domingo, 6 de outubro, na Biblioteca Municipal.
O encontro reuniu militantes e simpatizantes do Partido Socialista do Cartaxo, Ricardo Magalhães, líder do PS Cartaxo, Pedro Ribeiro, ex-presidente da Câmara, Délio Pereira, ex-presidente da Junta de Freguesia da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, Vasco Casimiro, antigo chefe de gabinete de Pedro Ribeiro, e Fernando Amorim, vereador na Câmara Municipal, marcaram presença na iniciativa das Mulheres Socialistas. As homenageadas, Maria José Campos e Ana Benavente não estiveram presentes por motivos de “saúde e pessoais”, Maria José Campos deixou uma mensagem que foi lida por Ana Bernardino, presidente das Mulheres Socialistas do Cartaxo.
A ex-vereadora e atual membro da Assembleia Municipal, na sua intervenção, voltou a sublinhar que o PS “venceu as últimas três eleições”, no concelho. Ana Bernardino, afirma que “os laços entre os nossos concidadãos e o nosso partido não foram quebrados” e lembra que o Partido Socialista foi o mais votado, no Cartaxo, nas legislativas de 2022 e de 2024 e que o PS voltou a ser o partido com mais votos nas últimas eleições europeias. Por isso, estão confiantes que vão ganhar as próximas Autárquicas em 2025.
Neste primeiro encontro, este domingo, 6 de outubro, na Biblioteca Municipal Marcelino Mesquita, as autarcas socialistas quiseram homenagear “aquelas que inspiraram a participação política de mais mulheres na vida política, que marcaram e continuam a marcar a vida concelho do Cartaxo: Maria José Campos, primeira vereadora da Câmara Municipal e deputada à Assembleia da República pelo distrito de Santarém; Ana Benavente, presidente da Assembleia Municipal e secretária de Estado da Educação; Maria Manuel Simão (a título póstumo), presidente da Assembleia Municipal; Anabela Damião, presidente da Junta de Freguesia da Ereira; Conceição Nogueira, presidente da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique; Margarida Abade, presidente da Junta de Freguesia de Valada; Joana Fabiano, presidente da Junta de Freguesia de Valada; e, Elvira Tristão, primeira coordenadora das MS-ID Cartaxo, vereadora e deputada da Assembleia Municipal”.
No ano em que se assinalam os 50 anos do 25 de Abril, a “Revolução que abriu portas a um conjunto de mudanças em que as mulheres conquistaram novos direitos na área familiar, no trabalho e na sociedade”, as Mulheres Socialistas do Cartaxo quiseram distinguir “todas as que contribuem para romper estereótipos, que lutam por uma sociedade mais justa e igualitária. Homenageamos aquelas que, exemplos de determinação e coragem, continuam a inspirar gerações de mulheres”.