Janeiro
2018 começou com boa disposição. A secção de teatro do Rancho Folclórico do Cartaxo estreava a revista à Portuguesa ‘Rir Faz Bem’.
Uma comédia hilariante que esgotou salas. O grupo foi um dos nomeados dos Prémios Cartaxo d’Ouro, na categoria Cultura.
Recorde aqui a estreia, num dos vídeos mais vistos do ano.
O 5º Rally das Adegas, em Vila Chã de Ourique contou 76 participantes que percorreram a pé as ruas da vila e visitaram 15 adegas. Comes e bebes nas adegas, fadistas e muita animação.
Fevereiro
A alegria e a folia dos mais pequenos inundou a cidade, com o tradicional Desfile de Carnaval. Participaram no cortejo, as crianças e seniores do Agrupamento Marcelino Mesquita, do Jardim de infância, das IPSS do concelho e dos grupos de Atividades Seniores, Academias, Colégios e Centros de Estudo do Cartaxo.
Ainda em fevereiro, fomos para a rua perguntar às pessoas que vivem no Cartaxo se gostam de cá viver. Uns disseram que sim outros disseram que já gostaram mais. Reveja aquele que foi um dos vídeos mais vistos e comentados do ano.
Março
No dia 21 de março celebrou-se o Dia da Árvore. Dois anos depois da plantação do bosque dos 200 anos fomos saber o que correu mal com esta iniciativa que envolveu centenas de crianças, famílias, instituições e autoridades civis e militares do concelho do Cartaxo.
Abril
A Quinta do Bairro Falcão, em Vila Chã de Ourique, foi o local onde as equipas que representam o Ribatejo deram a conhecer em pormenor as qualidades destes três clássicos, que durante as 24h de Fronteira catalisam centenas de fãs.
Ainda em abril, a Festa do Vinho & do Chocolate arrancou em grande com muita gente e muita animação. Recorde o primeiro dia de festa.
Maio
A Feira Medieval voltou ao Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo para a sua 8ª edição, numa organização que envolveu a Escola, os alunos, os professores e os pais.
Em 2018, a banda Geração XXI celebrou 20 anos de existência. Para assinalar a data, inaugurou uma exposição em Vila Chã de Ourique que mostrou a sua evolução em duas décadas. Recorde aquele que foi o vídeo mais visto do mês.
Junho
O Jornal de Cá esteve na antiga sede da SFIP em noite de ensaio geral das Marchas Populares de Pontével. O grupo preparava-se para um mês de grande atividade.
Ainda em junho, as ruas da cidade foram tomadas por centenas de pessoas coloridas na Caminhada das Cores. Uma iniciativa do Ateneu Artístico Cartaxense em parceria com o café Kabulas 2. Recorde.
Julho
Em julho, fomos até Pontével, conhecer as seis candidatas a Rainha das Vindimas da freguesia. A edição deste ano do concurso promoveu a praia fluvial do rio da Fonte. Reveja aquele que foi um dos vídeos mais vistos do ano.
Agosto
Um incêndio deflagrou na tarde do dia 6 no Cartaxo, na zona do casal Madre Deus e levou à mobilização de 68 operacionais de dez corporações de bombeiros, auxiliados por 18 viaturas e dois meios aéreos, um helicóptero de combate ao incêndio e outro de reconhecimento. A reportagem despertou grande interesse entre os seguidores do Jornal de Cá.
Estivemos à conversa com Joana Azenheira, no Largo do Rio da Fonte, em Pontével, em vésperas da eleição da Rainha das Vindimas de Portugal, em Alenquer, título que haveria de trazer para o Cartaxo. Reveja aqui um dos vídeos mais vistos e partilhados do ano.
Setembro
Este foi um mês rico em acontecimentos. Logo a abrir, a Corrida mais Louca do Ribatejo.
Pontével saiu à rua para ver a tradicional corrida em carrinhos de rolamentos
A Agroglobal assume-se como um grande evento nacional. Prova disso foram as visitas do Primeiro Ministro António Costa e do Ministro da Agricultura Capoulas Santos. António Costa brindou ao Cartaxo com vinhos Lambéria’s no espaço do Município.
Setembro fica marcado pela 2ª edição dos Prémios Cartaxo d’Ouro, iniciativa do Jornal de Cá que anualmente distingue os valores da nossa terra e que já se afirmou como um dos eventos do ano.
O Prémio Cartaxo d’Ouro Personalidade do Ano 2018 foi para David Lobato.
O mês não haveria de terminar sem que uma grande polémica assolasse a cidade. O lago dos patos foi despejado e os animais retirados, devido a uma denúncia no Ministério Público. Reveja o vídeo mais visto e mais partilhado do ano.
Outubro
Em outubro, Vila Chã de Ourique marcou a agenda. A vila recebeu o VII Convívio dos Paraquedistas do Concelho do Cartaxo. A grande inovação deste ano foram os saltos em queda livre no campo de futebol do Estrela Ouriquense.
Vila Chã de Ourique saiu à rua para celebrar as vindimas. Mais de uma dezena de carros enfeitados, muita gente a participar trajada a rigor, e muita gente a ver passar o tradicional Cortejo, no Largo da Memória.
Novembro
Em dia de Todos os Santos a Feira Franca voltou a animar o Cartaxo. Recorde.
Os Bombeiros Municipais do Cartaxo assinalam este ano o seu 82º aniversário. A cerimónia no Quartel dos Bombeiros Municipais e contou com a presença de muitos convidados, de representantes de várias entidades, de autarcas e do secretário de estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel.
Dezembro
Na manhã de 10 de dezembro, centenas de crianças desfilaram pelas ruas da cidade para celebrar a época natalícia.
Luís Ramalho é o criador deste presépio tradicional que desde criança vem construindo. Mais de 300 figuras que se estendem por uma área de 20 metros quadrados. O maior presépio do Cartaxo ainda pode ser visitado na Rua José Maria Nicolau, no Cartaxo.