Painel de azulejo da Câmara Municipal em obras de restauro

O icónico painel de azulejos da autoria de Querubim Lapa na fachada do edifício da Câmara Municipal do Cartaxo está a ser restaurado pela Oficina do Castelo de Susana Barros Lapa, mulher do mestre de cerâmica, com o apoio do Centro de Estudos Querubim Lapa.

Segundo disse Susana Barros Lapa, ao Jornal de Cá, “o painel está muito bem conservado apesar de já lhe faltarem alguns azulejos e outros estarem em perigo de cair”, e por isso precisava de uma intervenção, quer ao “nível do restauro quer uma limpeza de conservação e convém agir antes de ser tarde”.

Os trabalhos devem ter uma duração de cerca de duas a três semanas. O processo tendo em vista este trabalho de conservação e restauro teve início pelos serviços do município em 2018, mas sofreu um atraso com a pandemia.

No dia em que o Jornal de Cá esteve à conversa com Susana Barros Lapa ficámos a saber que nessa tarde tinha visitado algumas lojas da cidade, como por exemplo a Drogaria Guedes, um dos ex-líbris do comércio tradicional do Cartaxo, “comprei imensas coisas porque o Querubim utilizava inclusive umas tintas que há lá”. A artista mostrou-se encantada com o comércio local do Cartaxo, “acho que as pessoas são muito resilientes em manterem o seu comércio e acho que a Câmara devia apoiar estas lojas com história”.

A artista assistiu à execução do edifício dos Paços do Concelho em 1982 e lembra-se de, já nessa altura, fazer compras no Cartaxo. “Há 40 anos comprei botões em madrepérola naquela loja com o Querubim e hoje fui à procura dos botões e eles estavam lá. Acho lindo!”

Pode gostar também