Parlamento dos Jovens dá voz a alunos do Cartaxo

 

Alunos do Cartaxo debateram temas como o racismo e as assimetrias entre o Litoral e o Interior do País, no âmbito do Parlamento dos Jovens do Ensino Básico e Secundário, do Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo, com a presença do deputado Nuno Serra, ontem (18), na Escola Secundária e no auditório Marcelino Mesquita.

No período da manhã de ontem, debateu-se a temática Portugal: Assimetrias Litoral/ Interior: Que Soluções?, na sala de alunos da Escola Secundária do Cartaxo e, à tarde, a atividade foi repetida, no auditório Marcelino Mesquita, com alunos do 8 e 9º anos, subordinada à temática “Racismo, Preconceito e Discriminação”. Em ambos os debates esteve presente o deputado Nuno Serra, entre alunos, professores e o diretor do Agrupamento, Jorge Tavares.

Numa primeira fase do programa, os jovens constituíram listas e apresentaram as medidas para solucionar as problemáticas acima referidas, procedendo-se a um debate muito entusiástico perante o deputado e a comunidade escolar, em que se apresentaram pontos de vista divergentes, com propostas de melhoria por parte de Nuno Serra.

Seguiu-se um almoço convívio, confecionado e servido pelos alunos dos cursos profissionais e vocacionais de Serviço de Mesa e Restauração.

Este programa insere-se no quadro da formação cívica, promovendo o debate democrático, permitindo aos alunos experienciarem a vivência de serem deputados e de participarem em processos eleitorais. Trata-se de uma iniciativa do diretor do agrupamento, Jorge Tavares, e dinamizado no Agrupamento Marcelino Mesquita do Cartaxo por uma equipa coordenada pela docente Ana Cristina Joaquim, pelo Clube Europeu e as áreas disciplinares de Economia, Geografia e História e Biblioteca Escolar, em parceria com a Assembleia da República, o Instituto Português do Desporto e Juventude e o Ministério da Educação.

Mais artigos
1 De 607

Na próxima fase, após o decurso do processo eleitoral, os jovens deputados do irão ver valorizada a sua experiência de participação na Sessão Distrital/Regional.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.