Pedro Ribeiro nomeia coordenadora municipal de Proteção Civil

O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro, nomeou em Despacho de 7 de julho, a técnica superior do município Ana Margarida Serrano Gaspar Coelho como Coordenadora Municipal de Proteção Civil.

De acordo com o comunicado da Câmara Municipal do Cartaxo, Pedro Ribeiro nomeou a técnica superior da autarquia pela “formação académica e profissional que possui, a par da competência e empenho demonstrados no cumprimento de funções ao longo de 12 anos no Serviço Municipal de Proteção Civil, com destaque pelo trabalho concretizado no âmbito da pandemia da doença Covid-19”.

Para o autarca “mais do que a imposição legal de garantir a ocupação deste cargo, a decisão vem reforçar o necessário trabalho de coordenação entre todas as forças de segurança, instituições sociais, órgãos municipais e de freguesia”, que o autarca destaca como “essencial para o cumprimento das competências do município no âmbito da proteção civil, assim como, para que as respostas em caso de situação de emergência, calamidade ou risco reconhecido para a segurança da população, possam ser dadas de modo integrado e coordenado com todas as forças de segurança e instituições envolvidas”.

Ana Margarida Serrano Gaspar Coelho é técnica superior do município desde 2008 – integra o quadro de pessoal a tempo indeterminado desde 2013. Desde então tem sido responsável pela elaboração de documentos estratégicos na área da proteção civil, como os planos operacionais municipais, e tem coordenado a operacionalização dos trabalhos da Comissão Municipal de Defesa da Floresta Contra Incêndios e da Comissão Municipal de Proteção Civil.

Licenciada em Engenharia de Gestão e Ordenamento Rural e com Pós-graduação em Riscos e Proteção Civil, a técnica superior tem diversos cursos na área da Proteção Civil, designadamente em Risco de Cheias e Inundações, Serviço Municipal de Proteção Civil, Incêndios Florestais, Comunicação do Risco e da Emergência, Riscos Naturais e Tecnológicos e Planeamento de Emergência, tendo participado em diversos exercícios nacionais.

Da sua experiência profissional destacam-se as funções exercidas na APAS FLORESTA como técnica de Sistemas de Informação Geográfica, no Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal do Cartaxo e na área de proteção civil da mesma autarquia, tendo integrado o Gabinete Municipal de Segurança e Proteção Civil, o Gabinete de Bombeiros e Proteção Civil e o Serviço Municipal de Proteção Civil – conforme a designação adotada em diferentes organizações da estrutura, ao longo de 12 anos de serviço público.

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O presidente da Câmara Municipal destacou o trabalho de Ana Coelho “no âmbito da pandemia da doença Covid-19. Num momento de especial exigência, o município e a comunidade puderam contar com uma pessoa que assumiu a coordenação das operações de apoio à população com determinação e resiliência, com capacidade de encontrar soluções em tempo recorde e com especial capacidade de mobilizar todas as forças de segurança, instituições sociais, de saúde e políticas, envolvidas nesta enorme responsabilidade de proteger a nossa comunidade”.

O Despacho do presidente da Câmara Municipal nomeia Ana Coelho, em comissão de serviço pelo período de três anos, com efeitos ao dia 7 de julho de 2020.

A nomeação de Coordenador Municipal de Proteção Civil decorre de diploma legal que define o enquadramento institucional e operacional da proteção civil no âmbito das autarquias locais.

Cabe ao coordenador municipal de proteção civil dirigir o Serviço Municipal de Proteção Civil, acompanhar permanentemente e apoiar as operações de proteção e socorro que ocorram na área do concelho, promover a elaboração dos planos prévios de intervenção com vista à articulação de meios face a cenários previsíveis, promover reuniões periódicas de trabalho sobre matérias de proteção e socorro, dar parecer sobre os materiais e equipamentos mais adequados à intervenção operacional no respetivo município, comparecer no local das ocorrências sempre que as circunstâncias o aconselhem, bem como convocar e coordenar o Centro de Coordenação Operacional Municipal, nos termos previstos no Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro.

De referir ainda que o coordenador municipal de Proteção Civil atua exclusivamente no âmbito territorial do Município e depende hierárquica e funcionalmente do presidente da Câmara Municipal, a quem compete a sua designação, pelo período de três anos.

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