Pontével celebra Senhora do Desterro

Pontével vai estar em festa entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro

Pontével vai estar em festa entre os dias 31 de agosto e 4 de setembro.

São as tradicionais festas em honra da Senhora do Desterro, que anualmente levam milhares de visitantes à vila.

Organizadas, como habitualmente, pelos Quarentões, comissão que este ano assinala 60 anos de existência, as festas deste ano abrem com a procissão, marcada para as 19h de sexta-feira, 31 de agosto, que conduz a imagem da Senhora do Desterro da igreja matriz à capela junto ao recinto de festas, sempre acompanhada pela banda da Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense (SFIP).

Neste primeiro dia, a animação musical fica a cargo da banda Papa-Léguas, a partir das 22h. A tradicional Queima do Pinheiro está marcada para a 01h e, a partir da 01h30 há música na tenda, com os DJ’s Vassalo e Africangroove.

A alvorada acontece pelas 09h, a abrir o Dia da Família, que tem agendada animação do recinto pelo Kaspiadas, atividades no rio e Festival de Folclore, durante a tarde. À noite, é a Banda de Mais que dá música aos convivas, a partir das 22h. Para os mais jovens, a tenda ‘abre portas’ pela 01h, com os DJ’s Vassalo e Massive Drum. À 01h30 há fogo-de-artifício.

O tempo para retemperar as forças não é muito, já que a alvorada de domingo está marcada para as 08h, ao som da banda da SFIP, que desfilará, seguidamente, pelas ruas da vila. Este é o dia dedicado à vertente religiosa das festas, com a missa seguida de procissão marcada para as 16h.

Ler
1 De 92

A banda da SFIP atua a partir das 19h, e a animação noturna fica a cargo da Banda Rasca, primeiro, e de Zé Amaro, depois, mesmo antes da abertura da tenda, que nesta noite toma o nome de Noite Respublica.

A noite termina com mais uma sessão de fogo-de-artifício.

Segunda-feira é, como desde há alguns anos, um dia grande nas festas em honra de Nossa Senhora do Desterro. À tarde, realiza-se mais uma edição da Corrida mais Louca do Ribatejo, em que os carrinhos de rolamentos ‘tomam de assalto’ o coração da vila, e à noite, que começa com a banda Bico de Obra, o destaque vai para Quim Barreiros, que promete trazer boa disposição a Pontével a partir das 22h30.

A noite encerra na tenda, com os DJ’s Vassalo e David Silva, e com mais uma sessão de fogo-de-artifício.

Terça-feira é o último dia das festas de 2018. Depois da alvorada, marcada para as 09h, há banho no rio, a partir das 10h, picaria pelas 15h, Os Loeds trazem a música de baile a partir das 22h, antecedendo Fernando Daniel, que promete derreter corações a partir das 23h30.

A passagem de testemunho aos Quarentões de 2019 está marcada para a 01h, ao mesmo tempo que abre a tenda para a última noite, a cargo dos DJ’s Vassalo e Huma-Novo.

As festas 2018 despedem-se pelas 04h.

Pode gostar também