Praça dos Heróis estreia hoje no Cartaxo

A peça Praça dos Heróis, que Thomas Bernhard escreveu em 1988, escassos meses antes da sua morte e que David Pereira Bastos agora encena, sobe ao palco do Centro Cultural do Cartaxo esta sexta-feira, às 19h30, em estreia nacional.

A peça Praça dos Heróis sobe ao palco do Centro Cultural do Cartaxo (CCC), no âmbito da Rede Eunice Ageas, projeto do Teatro Nacional D. Maria II (TNDMII), que o Centro Cultural integra desde 2019.

Praça dos Heróis, a última peça de Thomas Bernhard, revisitada por David Pereira Bastos

No dia 15 de março de 1938, milhares de austríacos aclamaram Adolf Hitler na Heldenplatz, em Viena, celebrando a anexação da Áustria pela Alemanha nazi.

Cinquenta anos depois, em 1988, para assinalar o centenário do histórico teatro vienense, Burgtheater, estreava a peça de Thomas Bernhard com o mesmo nome – Heldenplatz (Praça dos Heróis).

Praça dos Heróis põe a descoberto o branqueamento histórico que permitiu que a Áustria, depois de 1945, se arrogasse como a primeira vítima do III Reich, ao invés de um primeiro aliado. Hoje, numa altura em que o conservadorismo retrógrado parece confirmar um retrocesso civilizacional, político e social, David Pereira Bastos regressa com um redobrado sentido de urgência a esta Praça dos Heróis.

Pode gostar também