Previsão de chuva e vento fortes colocam Cartaxo em alerta vermelho

Para o concelho do Cartaxo, o IPMA prevê um agravamento das condições meteorológicas a partir das 24h, com o vento a chegar aos 53 quilómetros por hora, acompanhado por aguaceiros

Depois de atingir o arquipélago da Madeira sem fazer grandes estragos, o furacão Leslie encaminha-se, agora, para Portugal Continental.

As previsões indicam que o furacão deverá fazer a sua entrada na zona entre Sines e a Figueira da Foz, esperando-se que traga consigo chuva e vento fortes.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), colocou 13 distritos sob aviso vermelho, entre os quais o distrito de Santarém. Segundo o IPMA, é esperado um aumento muito significativo do vento a partir das 21h de hoje, com rajadas de vento acima dos 130 quilómetros por hora, condições que prevê se mantenham até amanhã.

Para o concelho do Cartaxo, o IPMA prevê um agravamento das condições meteorológicas que se fará notar com mais intensidade a partir das 24h, com o vento a chegar aos 53 quilómetros por hora, acompanhado por aguaceiros.

Assim, a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) emitiu recomendações e conselhos para o período antes e durante a passagem do furacão, que atingirá Portugal como depressão pós-tropical. A ANPC recomenda a limpeza de algerozes, fixar objetos que possam estar soltos, como chapas, não deixar os animais ao relento e, assim que o tempo o exija, descer completamente estores e cerrar portadas.

A ANPC recomenda, igualmente, especial cuidado na circulação e permanência junto de áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos e árvores, garantir que os sistemas de escoamento das águas pluviais estão desobstruídos e retirar objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas, para além de permanecer em casa sempre que não seja imperativo circular nas ruas e rodovias.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.