Programa S@ber + Crescer vai continuar nas escolas

 

Junho foi mês de encerramento de aulas e de balanço para o programa S@ber + Crescer, que a Câmara Municipal do Cartaxo desenvolve há oito anos nas escolas do ensino básico do concelho. No ano letivo de 2015/2016, mais de 250 crianças – doze turmas em nove escolas -, participaram em aulas que ensinam os mais pequenos a lidar com as dificuldades inerentes ao crescimento.

O Programa S@ber + Crescer é promovido pela área de Ação Social e Saúde da Câmara Municipal, em parceria com os agrupamentos de escolas do concelho – Marcelino Mesquita do Cartaxo e D. Sancho I de Pontével -, com o objetivo de trabalhar com os alunos, as competências de resolução de problemas e tomada de decisões, assertividade e comunicação, autoconceito e autoestima, relacionamento interpessoal e gestão de emoções, a par de dotar as crianças de capacidades para resistir às pressões dos pares e de adquirir comportamentos de cooperação, solidariedade e respeito pelos outros.

Pedro Magalhães Ribeiro, presidente da Câmara Municipal do Cartaxo, assegura que “este programa vai continuar, enquanto pais e professores considerarem que é um contributo positivo para o crescimento saudável das crianças”, referindo a avaliação por parte da comunidade escolar que reconhece, nos alunos que o frequentam, melhorias em termos da aquisição de competências pessoais e sociais, assim como, o aumento da autoestima e a coesão da turma.

Isabela Chagas, a técnica responsável pelas sessões que decorrem nas escolas, explica que “estas se caracterizam por terem uma abordagem lúdico-pedagógica, trabalhando as competências pessoais e sociais de uma forma dinâmica e com o maior envolvimento possível das crianças, terminando sempre com um período de debate e reflexão”.

Nas sessões, as crianças são motivadas a “participar ativamente, a aprender enquanto se divertem e a descobrir novos modos de se relacionarem com os colegas, os professores, até com as suas próprias famílias”. Para a técnica municipal, “o 3.º e o 4.º ano de escolaridade constituem o momento certo para preparar a transição para um novo ciclo, pressupondo novas competências pessoais e sociais”, sendo este projeto importante nestes anos porque “contribui para a sua integração e para uma adaptação mais fácil e segura, às mudanças que a transição de ano implica”.

Mais artigos
1 De 154

O programa S@ber + Crescer, retomará as sessões no próximo ano letivo.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.