Projeto inovador combate solidão na terceira idade

 

Envolver idosos e jovens e combater a solidão na terceira idade é uma iniciativa da Old & Young, uma organização social cartaxense, que iniciou projeto Seniormente Divertido em Santarém, mas conta trazê-lo para o Cartaxo ainda este verão.

[acx_slideshow name=”Seniormente divertido”]

No dia 9 de Maio, a Old & Young forjou uma parceria com a equipa de voluntariado da Escola Técnica e Profissional do Ribatejo (ETPR), tendo por finalidade o desenvolvimento mútuo de indivíduos e identidades. O projeto Seniormente Divertido arrancou no dia 11 de maio e foi surpreendente a fluência dos integrantes da freguesia de Santos, Santarém, com uma boa assiduidade dos participantes.

O Projeto Seniormente Divertido nasceu da parceria estabelecida entre a organização social Old & Young e da equipa de voluntariado da ETPR e conta, semanalmente, com a presença de 20 idosos de Santos, Santarém, que se reúnem na antiga escola primária da sua terra para conviverem e fazerem atividades lúdicas. Todas as quartas-feiras, pelas 15 horas, os voluntários levam uma atividade nova a estes idosos, liderados pela professora Diana Vargas, docente de Educação Física na ETPR, e Bruno Galaio, fundador da Old & Young, acompanhado por Gil Carvalho, designer e cofundador da mesma organização.

“Nestas atividades procura-se que os idosos exercitem funções cognitivas e motoras. É importante os idosos exercitarem o corpo e a mente de forma controlada e responsável. Com o passar da idade é natural que percam mobilidade e agilidade mental, aqui, procuramos contrariar essa tendência”, explica Diana Vargas. Por sua vez, Bruno Galaio diz que “o objetivo que eu e a professora Diana Vargas delineamos era simples, combater a solidão na terceira idade, fazer com que estes idosos, num meio tão rural, saíssem de casa e confraternizassem uns com os outros. A professora Diana acrescentou e bem, que devia-mos aproveitar este tempo e criar algo lúdico e útil à saúde destas pessoas”.

Mais artigos
1 De 293

Há participantes que defendem que o projeto devia realizar-se em mais dias, mas os voluntários têm deveres escolares a cumprir, embora, gostem bastante do projeto e se voluntariem com satisfação a ajudar, integrar e dinamizar estas atividades. Na escola “inanimada” de Santos, que foi cedida por parte da Junta a este projeto, actualmente já começam a aparecer outras faixas etárias, gente mais nova, que vem passar um pouco de tempo com a vizinha, dialogar, recordar e aprender com quem já viu e sabe mais que eles.

A Old& Young é uma organização social cartaxense, que tem como objetivo combater a distância existente entre faixas etárias. Criada em Outubro de 2015, tem vindo a assumir um papel ativo perante a comunidade de diversas formas. O ativismo online é uma das bases desta organização, pois, acreditamos que os jovens devem ter acesso gratuito ao conhecimento quando e onde quiserem, a internet possibilita isso mesmo. Acrescentando a isto que é o “sítio” onde os jovens passam mais tempo diariamente.


 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.