PSP sensibiliza jovens para prevenção da violência no namoro

“No ano de 2021 foram registadas mais de 2 215 denúncias de violência no namoro, sendo a grande maioria das vítimas do género feminino”, revela a PSP neste dia 14 de fevereiro, em que se celebra o Dia dos Namorados.

Para assinalar a data a Polícia de Segurança Pública (PSP) leva a cabo a operação de sensibilização e informação ‘No Namoro Não Há Guerra’ à população escolar, que decorre desde a presente data até ao dia 25 de fevereiro, reforçando o compromisso da prevenção da violência doméstica e, em particular, da violência no namoro. O principal objetivo é promover ações de sensibilização direcionadas para os jovens do 3.º ciclo do ensino básico e do ensino secundário (faixa etária dos 13 aos 18 anos), através de agentes da Escola Segura, subordinadas à temática da violência doméstica e no namoro.

A PSP lembra que a violência nas relações de namoro pode assumir as vertentes física, psicológica/emocional, social, sexual e económica. “Injuriar, ameaçar, ofender, agredir, humilhar, perseguir ou devassar a intimidade são formas dessa violência”. A maioria dos relatos de violência no namoro apresentados à PSP em 2021 envolvem tanto a violência psicológica como a violência física.

A PSP apela à denúncia da violência quer seja no namoro ou em qualquer outro contexto, nas esquadras ou junto das equipas da Escola Segura (contexto escolar) ou das equipas de Proteção e Apoio à Vítima (escolasegura@psp.pt ou violenciadomestica@psp.pt).

Pode gostar também