Qual o melhor Bolo-Rei do Cartaxo?

Este ano, o Jornal de Cá quer saber qual o melhor Bolo-Rei do Cartaxo.

Já aderiram ao concurso a Pastelaria Martinica, a Pastelaria Favorita, a Pastelaria Rosabella e as Padarias do Cartaxo e vão apresentar o seu bolo natalício aos cartaxeiros – o grande júri do concurso do Bolo-Rei do Cartaxo.

Não há mesa de Natal portuguesa sem Bolo-Rei, típico bolo da época natalícia em forma de coroa, com os seus frutos secos e fruta cristalizada, simbolizando uma coroa real. A tradição deste bolo não é de origem portuguesa, e reza a lenda que terá nascido em honra dos Reis Magos, mas desde o séc. XIX que está presente em Portugal, tendo sido ‘importada’ de França.

Tradicionalmente, o Bolo-Rei trazia no seu interior uma fava seca, que ditava quem pagaria o bolo-rei no ano seguinte, e um pequeno brinde que, a quem calhasse, traria sorte. Esta tradição ficou para trás, há já uma década, com uma lei que deixou de permitir a venda de alimentos com mistura de brinde.

Entretanto, foram surgindo outras versões deste bolo típico do Natal, como o Bolo-Rei escangalhado e o bolo rainha, para quem dispensa a fruta cristalizada e mais aprecia os frutos secos, mas também o bolo-rei de chocolate, entre outras variedades.

No Concurso do Bolo-Rei do Cartaxo vão ser os cartaxeiros a decidir qual o melhor bolo a concurso, vamos abrir as votações brevemente aqui no sítio do Jornal de Cá. Esteja atento e participe!

Pode gostar também