“Querem dinheiro, vão trabalhar”

Por SkyWalker
Estava a ouvir mais um artigo sobre colapso de alguma plataforma de rendimentos crypto e a pensar quão gloriosos são estes crashes. Eles são um palmadão na mão dos espertinhos que querem rendimentos fantásticos. Sejam eles os ‘donos’ bilionários dos projetos, ou o investidor de 50€ que quer ‘ver para crer’.

Aqui não há rendimentos mágicos nem bailouts. Querem dinheiro, vão trabalhar.


Os crashes da Crypto


Ouvir este género de situações [1][2] parece que é terrível para crypto em geral. Dizem logo todos os céticos que ‘Ah, crypto também falha’… O costume.

O que há-de falhar sempre é a natureza humana, a ganância de uns e o ser crédulo demais de outros. Investem sem querer entender a lógica das coisas, e sem querer obter alguma literacia financeira antes de mais.

O que está a acontecer é que os mamões das finanças tradicionais (TradFi) e Venture Capitalists (VCs) vêm para a Decentralized Finance (DeFi) servir-se de crypto para inventar “cenas fantásticas”. Acabam por fazer o mesmo que causou a bolha de 2008 e infindáveis mutações disso ao longo da história.

Ler
1 De 364

O que está a acontecer é uma auto-limpeza dessa gente toda. É super saudável.

Se alguém estiver a adivinhar o fim das crypto, experimente conhecer um pouco mais a sua história de abalos e recuperações. [3]


Dinheiro elástico


Nas moedas fiduciárias (moedas fiat: Euro, Dólar, etc) o governo pode decidir emitir mais uns milhões quando quiser. Ao fazê-lo, se existissem 100.000.000 em circulação, e o governo emitir mais 20.000.000, todas as pessoas acabaram de perder 20% do seu valor, que está agora na mão do governo para ir gastar onde quiser e dar a quem quiser. Isto é uma forma de imposto no sentido literal da palavra.

Em situações de blockchains estabelecidas a emissão de moeda é relativamente estável. O dinheiro não ‘estica’ tão facilmente como nas Fiat. Então, quando alguém prometeu rendimentos mas não há de onde os tirar, as coisas estalam e os iludidos desiludem-se.

Na rede Ethereum, por exemplo, não é possível um ‘governo’ imprimir desalmadamente moeda só por haver uma crise. No entanto, quando um hacker conseguiu um roubo enorme, eles decidiram ‘restaurar uma cópia de segurança’ da rede para o anular. Isto retirou-lhes muita credibilidade.

Também pode ocorrer o oposto de o dinheiro não esticar. Na blockchain Terra Luna, parecia existir uma emissão/destruição de moeda saudável e rebalanceadora. Uma força da natureza que se tornou num buraco negro de valor, num esforço automático e inglório de recuperar o equilíbrio perdido.

Existem inúmeras blockchains com as suas lógicas completamente diferentes,  os seus prós e contras. Algumas podem vir a durar séculos e outras colapsar amanhã (literalmente, que isto não está fácil). Por isso é importante conhecer um pouco, diversificar, e não ir só em conversas.


O investidor do ‘ver para crer’


O “investidor” normal que chega às crypto tem de se mentalizar que não há rendimentos que venham do nada.

Quanto mais rendimento lhe prometam, mais certo é que esse rendimento virá do investimento dos próximos, ou da desvalorização da moeda de todos. Como tal não será sustentável para sempre, e estará condenado a colapsar.

O “investidor” normal que chega às crypto, ao escolher um projeto/moeda, poderia (se assim entender) ver as crypto não tanto como um investimento, mas como uma forma de proteção de parte dos seus valores e poupanças.

Proteção ao longo do tempo, independente de governos e economias, não sujeita ao pagamento de uma mensalidade ao banco. Que, entretanto, andará a fazer o que entende com o nosso dinheiro e pode simplesmente não o ter para nos devolver.

A utilidade mais simples a dar a crypto é semelhante à de um PPR ou comprar um pedaço de Ouro para pôr na gaveta. Nisso, bitcoin principalmente, tem características que deixam as alternativas a milhas.

Ao longo dos anos ficará claro que, simplesmente por proteger valor em crypto, o ‘ganho’ que daí obtém face ao Dólar e Euro não é tanto porque a crypto esteja a subir, mas porque as moedas Fiat estão constantemente a desvalorizar. Esse aumento de valor ocorre também por uma simples questão de oferta e procura, sem mais rendimentos mágicos.

————————————————

[1] The NEXT Celsius?! 3AC Declares Bankruptcy…WHO IS NEXT? | Cryptocurrency News – YouTube

[2] Capitulação + Purge = Futuro Risonho!

[3] Live Bitcoin charts and market cycle indicators | LookIntoBitcoin

Pode gostar também