O Centro Cultural do Cartaxo recebe, no dia 14 de março, pelas 21h30, Antígona, a segunda peça do Teatro Nacional D. Maria II que se apresenta no Cartaxo no âmbito da Rede Eunice Ageas.
A peça abriu a temporada do Teatro D. Maria II em setembro de 2019. A partir do texto de Sófocles, escrito por volta de 442 a.c., a encenadora Mónica Garnel procurou tratá-la “na sua atualidade, na sua humanidade”.
Em palco estarão André Simões, Carolina Passos-Sousa, Diana Lara, Inês Vaz, Isaías Viveiros, João Grosso, Joana Pialgata, Laura Aguilar, Lúcia Maria, Manuel Coelho, Maurice, Pedro Moldão e Pedro Russo.
A partir da questão principal colocada por Sófocles neste texto – “o que é afinal a justiça?” –, Mónica Garnel aborda não apenas o conceito de justiça, mas também a importância dos direitos humanos, o peso do poder instituído e a capacidade humana de fintar o destino.
Antígona é também uma homenagem às mulheres que, ao longo da história, fizeram frente ao poder instituído e tiveram, por isso, um fim trágico – pelas vozes do coro, algumas destas serão lembradas em palco.
O Centro Cultural do Cartaxo integra a rede Eunice AGEAS até 2022, projeto que visa promover a circulação de espetáculos teatrais em território nacional, captando e formando novos públicos, elevando os padrões de exigência crítica e promovendo o diálogo intercultural.
Depois de ter recebido Um Outro Fim Para a Menina Júlia, no início de fevereiro, e da apresentação de Antígona no próximo dia 14, o Cartaxo vai ainda receber mais uma peça do Tetaro Nacional Dona Maria II este ano – Fake, dia 18 de abril, às 21h30.