Rei e Rei e Rainha das Vindimas: Conheça os dez jovens candidatos do concelho

Já são conhecidos os dez jovens que vão subir ao palco da Gala de Eleição do Rei e Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo, no dia 17 de setembro. Nesta eleição de 2022, há seis candidatas a Rainha e quatro candidatos a Rei.

Antes de todas as provas que os jovens terão de prestar até chegar à gala de eleição, todos juntos os candidatos aproveitaram um dia de passeio descontraído pelo concelho, onde tiveram oportunidade de se conhecerem melhor uns aos outros e de criarem laços que os farão entender esta eleição como uma oportunidade de construir novas amizades, mas também para lhes mostrar o concelho, a sua história e as suas potencialidades.

Neste primeiro passeio, realizado no passado dia 28 de julho, os jovens fizeram uma visita guiada ao Museu Rural e do Vinho e à Adega Cooperativa do Cartaxo, para melhor conhecerem os processos e tradições vinícolas do concelho. Com a Gala de Eleição dedicada ao tema O Tejo aqui tão perto, partiram depois para a zona ribeirinha de Valada, onde almoçaram e realizaram atividades várias, como uma visita à aldeia avieira da Palhota e um passeio de barco no Tejo.

Depois do passeio convívio, os candidatos vão ser responsáveis pela apresentação de vídeos sobre as suas freguesias, que serão publicados nos canais digitais da Câmara Municipal do Cartaxo e serão tidos em conta para a avaliação final. Os vídeos serão publicados no dia 5 de setembro.

Para além da visita virtual às suas freguesias, serão ainda avaliados pelo júri em três momentos – a Prova de Expressão e Comunicação, que é uma prova pública a decorrer na Sociedade Filarmónica Incrível Pontevelense, no dia 27 de agosto, às 21h30; a Prova de Conhecimentos, que testará o que sabem sobre o concelho, as tradições vitivinícolas e a história das freguesias e, por último, a Gala de Eleição que vai ter lugar nas Piscinas Municipais do Cartaxo, no dia 17 de setembro, às 21h30.

Candidatos a Rei e Rainha das Vindimas do concelho do Cartaxo
O Jornal de Cá esteve com os jovens candidatos, alguns dos quais a repetir a experiência. O que os leva novamente a enfrentar este desafio é, acima de tudo, o amor pela sua freguesia e a vontade de a representar, mas também a organização, o convívio e as novas amizades que aqui se constroem e que ficam para toda a vida. Para os que enfrentam pela primeira vez este desafio há a vontade de conhecer melhor o seu concelho e de representar a sua freguesia.

Ler
1 De 654

Da União de Freguesias Cartaxo e Vale da Pinta, Maria Beatriz Antunes, 23 anos, e Rafael Tristão, 19 anos, são os candidatos. Para a Beatriz esta participação no concurso da Rainha das Vindimas não é novidade, já participou em 2019 e foi eleita primeira-dama de honor.

A União de Freguesias Ereira e Lapa é representada por Diana Gomes, de 24 anos, e Vasco Mota, de 18 anos.

Por Pontével são candidatos Francisca Paulos, 24 anos, repetente na experiência, e João Miguel Mateus, 22 anos (candidato que não esteve presente no passeio por, à data, não ter ainda sido selecionado)

Maria Inês Messias, de 18 anos, é a candidata da freguesia de Valada, que se confessou muito feliz por ser eleita e poder viver esta experiência no concelho.

Também Vale da Pedra se apresenta à eleição apenas com a candidata a Rainha das Vindimas, que é Patrícia Frazão, de 22 anos, também uma repetente que voltou a aceitar o desafio pela boa experiência que viveu na primeira vez que se candidatou a Rainha das Vindimas de Vale da Pedra.

Vila Chã de Ourique apresenta dois candidatos: Joana Ramalho, de 23 anos, e João Miguel Marques, com 21. Também Joana já é repetente no concurso da Rainha das Vindimas. Da primeira vez, foi eleita primeira-dama de honor e a experiência marcou-a pela positiva e decidiu voltar a participar este ano para representar a sua freguesia.

Rita Alves, Rainha das Vindimas do Concelho do Cartaxo 2021 vai representar o concelho do Cartaxo na Gala de eleição Nacional, no dia 10 de setembro, em Pinhel, depois de um “ano extraordinário” a representar o seu concelho. Tem vindo a preparar-se para a eleição nacional, contando com o “apoio incondicional” de Joana Azinheira e Rafaela Oliveira, eleitas no concurso nacional, respetivamente, rainha e primeira-dama de honor. Rita Alves tem ainda na calha o projeto “Oiça lá o vinho do Cartaxo”, que consiste em três vídeos cujo objetivo é “dar a conhecer melhor o nosso concelho, o nosso vinho e as tradições associadas ao vinho”. Dia 17, no Cartaxo, termina o seu reinado e passará o testemunho à próxima Rainha das Vindimas do concelho do Cartaxo.

Isuvol
Pode gostar também