Secundária do Cartaxo vai ter Centro Tecnológico Especializado em Informática

Com a aprovação desta candidatura, no valor de mais de 1 milhão de euros, o Cartaxo terá um dos 365 Centros Tecnológicos Especializados que serão implementados no país até 2025, com fundos do PRR.

Foi aprovada a candidatura da Escola Secundária do Cartaxo, para a criação de um Centro Tecnológico Especializado de Informática, no valor de mais de 1 milhão de euros, já no próximo ano.

Em 57 candidaturas, que foram aprovadas nesta segunda fase, o Agrupamento de Escolas Marcelino Mesquita do Cartaxo teve a sexta melhor pontuação, o que lhe permite ter elegível o montante de 1 036 366,56€ para modernizar os espaços e os equipamentos da Escola e reforçar as infraestruturas tecnológicas existentes.

“Não foi uma candidatura fácil” confessou a vereadora da Educação, Fátima Vinagre, ao Jornal de Cá. “Teve de haver uma forte participação e parceria do município”, mas sem o “apoio incansável dos professores de Informática, Isabel Bastos, Carla Vicente e Cláudio António Sousa” esta candidatura “não teria sido possível”, considera Fátima Vinagre.

“Foram dezenas de documentos, certificações, estudos, projetos e planos, entregues como evidências, foram submetidas milhares de páginas, mas valeu a pena, a Escola Secundária vai ter um Centro Tecnológico Especializado em informática”, conclui a vereadora da Educação.

Com a aprovação desta candidatura, o Cartaxo terá um dos 365 Centros Tecnológicos Especializados que serão implementados no país até 2025, com fundos do PRR.

No caso da Escola Secundária, além de obras de requalificação nas novas cinco salas, para poder receber o novo equipamento e as ligações de rede 5G, o Centro Tecnológico, também, vai ter Pcs Surface pro, painéis interativos Promethean, kits de robótica e Arduíno, vários carrinhos de ferramentas, mobiliário novo nas salas, servidores, fablab com impressora 3d e máquina de corte a laser e gravação, plotter, óculos 3d, material de soldagem, compressor, jogos de chaves, microscópio digital, aspirador, impressora braille, evs reconhecimento ótico, kit 5g com conectividade e integração IOT, laboratório de ciberseguranca, armários, estações de trabalho e software.

Isuvol
Pode gostar também