Semana da Saúde promove vida saudável

 

A Semana da Saúde, organizada pela Câmara Municipal do Cartaxo, decorre de 7 a 14 de abril, assinalando o Dia Mundial da Saúde, a 7, e que este ano é dedicado à Diabetes.

semana da saúde

Durante uma semana, lugar a sessões de esclarecimento, apresentações temáticas, sessões de sensibilização, aulas abertas, demonstrações de modalidades ou rastreios, entre muitas outras atividades agendadas.

Assim, logo no dia 7, a partir das 8h30, a Ordem dos Farmacêuticos promove, junto da EC 2,3 de Pontével, a visita do Projeto Geração Saudável, que lá vai estar estacionado até às 16h30.

A sessão de abertura desta Semana da Saúde está marcada para as 15h30, no Centro Cultural do Cartaxo, e conta com as intervenções de Pedro Ribeiro, presidente da Câmara Municipal e de Diana Leiria, directora do Agrupamento de Centros de Saúde da Lezíria do Tejo (ACES). Nesta sessão de abertura, serão apresentados os temas “Saúde no Cartaxo”, da responsabilidade da Unidade de Saúde Familiar Cartaxo Terra Viva (USF) e “Não à Diabetes”, numa parceria entre a USF e o Município do Cartaxo.

Mais artigos
1 De 949

Para as 18h30 está marcada uma Sensibilização para a Dádiva de Sangue, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

No dia 8, o Projeto Geração Saudável vai até à EB 2,3 Marcelino Mesquita, entre as 8h30 e as 16h30.

A partir das 10h, o Centro Cultural do Cartaxo recebe sessões públicas sobre Envelhecer com Qualidade; para as 15h está agendada a Importância da Vacinação, e uma hora mais tarde, o tema é As emoções e as Doenças.

O dia 9, sábado, é dedicado á Feira da Saúde.

A Semana da Saúde regressa no dia 12, com mais sessões públicas no Centro Cultural do Cartaxo. A partir das 15h, Estilos de Vida Saudáveis e, pelas 18h30, Ser Utente do Serviço Nacional de Saúde. O dia termina com uma demonstração de ballet pela Sociedade Filarmónica Cartaxense.

No dia 13, o Centro Cultural do Cartaxo recebe, a partir das 15h, a sessão pública Educar para não Complicar a Diabetes.

O último dia da Semana da Saúde, 14, traz o fórum Saúde Mental – Que Desafios de Intervenção, pelas Plataformas Supraconcelhias da Lezíria e do Médio Tejo.

Paralelamente, ao longo de toda a semana, decorrem rastreios nas freguesias. Assim, em Vila Chã de Ourique, os rastreios estão marcados para dia 8, das 9h30 às 13h, na sede da Junta de Freguesia; em, Valada, dia 10, entre as 9h30 e as 13h, na Associação O Tejo; dia 11 é a vez de Pontével, na sala de exposições da Junta de Freguesia, entre as 9h30 e as 13h; também no dia 11, mas entre as 15h e as 18h30, é a vez de Vale da Pedra, na Associação Cultural e Recreativa local; Vale da Pinta recebe estes rastreios a 12, entre as 9h30 e as 13h, na delegação da Junta de Freguesia; dia 13 é a vez da Ereira, entre as 9h30 e as 13h, na delegação da Junta de Freguesia; e a Lapa recebe os rastreios no mesmo dia, mas entre as 15h e as 18h30, na sede da Junta de Freguesia.

A juntar a estas actividades, os alunos do 11º ano da Escola Secundária do Cartaxo terão, ainda, oportunidade de assistir a aulas para debater questões de saúde mental, promovidas pela associação A Farpa, ao passo que todas as escolas do concelho vão receber sessões de sensibilização para a dádiva de sangue, pelo Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

Feira da Saúde

A Feira da Saúde realiza-se no dia 9 de abril, entre as 10h e as 18h, na Praça 15 de Dezembro. Ali, poderá aproveitar para realizar os mais variados rastreios, ficar a conhecer os serviços e respostas existentes na área da saúde, escolher um estilo de vida mais saudável, para os jovens em idade escolar, ficar a conhecer a oferta formativa da Escola Superior de Saúde de Santarém, aproveitar para fazer exercício no ginásio móvel, inscrever-se como dador de medula óssea ou fazer a sua dádiva de sangue.

Para além disso, poderá assistir a palestras, que vão decorrer no átrio da Câmara Municipal, sobre Osteopatia, Acupunctura, Alzheimer ou Reiki como equilíbrio na saúde. A animação vai ser na Praça 15 de Dezembro, com demonstração de Chi Kung e Zumba.

Os Bombeiros Municipais vão promover quatro sessões de um mini workshop sobre Emergência e Suporte Básico de Vida, marcados para as 10h, 12h30, 14h30 e 16h30. Presentes, também, a Federação Portuguesa de Ciclismo e o Clube de Ciclismo Marco Chagas, com o Projeto de Promoção de Ciclismo, para crianças dos seis aos dez anos, o projecto Geração Saudável e uma demonstração de Boccia Sénior, pelo projecto Viver Mais Viver Melhor.

Para os fãs de Star Wars, esta Feira da Saúde conta com a presença da Legião 501 ST, que se associa ao Instituto Português do Sangue e da Transplantação.

 

Bombeiros elogiam iniciativa

A organização desta Semana da Saúde é elogiada pelos Bombeiros Municipais do Cartaxo, que a consideram com bastante interesse para os munícipes.

Os Municipais vão participar com uma banca prática de suporte básico de vida e introdução ao sistema integrado de emergência médica, indicando às pessoas o que fazer quando ligarem 112, numa participação destinada a maiores de seis anos.

O objectivo é dar a conhecer a atividade diária dos bombeiros em prol da segurança da população, apresentando as valências na área de emergência médica, intervenção em acidentes e incêndios florestais e urbanos.

Em jeito de balanço do que está feito e do que falta fazer, os Municipais do Cartaxo consideram que, apesar de as questões de prevenção serem divulgadas de forma pertinente, deveria haver um reforço das divulgações em várias alturas do ano, para não caírem no esquecimento.


 

 

Pode gostar também

Comentários estão fechados.