O mês de setembro começa com temperaturas elevadas, dando sinal de um verão quente até ao fim. Aproveite as nossas dicas e viva melhor estes dias de calor intenso
Locais frescos
Nas horas mais quentes do dia, mantenha a casa na penumbra. Feche estores ou reposteiros e use ventoinhas com a cabeça rotativa, para maior circulação de ar.
Se tiver ar condicionado em casa, regule-o numa temperatura confortável, não demasiado fresca, para evitar grandes diferenças de temperatura. Refresque-se com água fria, molhando os pulsos, as têmporas e a nuca.
Evite fazer cozinhados que precisem de estar muito tempo ao lume, no forno ou fogão.
Se a sua casa for muito quente, procure refugiar-se em locais com ar condicionado nas horas mais quentes, como museus e cinemas. Ao ar livre, aproveite as sombras dos jardins.
Muita água
Quando transpiramos, perdemos muitos líquidos. Para não sofrer de desidratação, beba mais água, mesmo sem sede. A água é a bebida por excelência, mas pode optar por sumos naturais, ricos em sais minerais, que perdemos com a transpiração.
Refeições ligeiras
Opte por refeições ligeiras e repartidas, ricas em fruta e legumes crus. As refeições muito pesadas demoram mais a digerir e exigem uma maior quantidade de sucos gástricos, subtraindo água ao organismo.
Pele sensível
A pele das crianças é mais sensível aos raios ultravioleta. Muitos casos de cancro de pele têm origem em escaldões durante a infância. Coloque-lhes regularmente protetor solar com índice elevado. Proteja-os ainda com boné e t-shirt seca, pois as molhadas deixam passar mais facilmente os raios ultravioleta. Até aos seis meses, não leve os bebés para a praia e, até um ano, evite a sua exposição direta ao sol. Também os adultos devem evitar a exposição solar nas horas de maior calor e usar proteção solar, óculos escuros e chapéu.