Tico & Teco e Refúgio Animals Angels esterilizam gatos

Em época de pandemia e recolhimento, com o País praticamente em suspenso, surgiu, no concelho do Cartaxo, uma parceria entre duas associações locais, o Refúgio Animals Angels e a Tico & Teco, com o objetivo de ajudar os animais de rua do concelho.

As duas associações, independentes do Município, dão o melhor do seu conhecimento em prol dos animais errantes, neste caso, os gatos, no âmbito do projeto Cat!Axo.

Em comunicado conjunto, as associações salientam que “uma vez que a população felídea se encontra totalmente descontrolada no concelho, a atenção prioritária recaiu sobre esta espécie”.

Apesar de o programa CED (Captura, Esterilização e Devolução) ser uma responsabilidade das autarquias, as associações tomaram em mãos a recolha e esterilização de gatos, que posteriormente serão devolvidas às respetivas colónias. Desde o dia 17 de abril, este projeto permitiu recolher e esterilizar mais de 100 gatas e gatos. Foram, ainda, recolhidos, até agora, 62 bébes.

Para fazer face ao aumento destes animais nas instalações das associações, estas solicitaram às superfícies comerciais locais a colocação de um Ponto de Recolha Permanente, onde os clientes podem colocar os seus donativos em géneros. Estes pontos de recolha estão no Pingo Doce e no Minipreço Family.

A Tico & Teco e o Refúgio Animals Angels realçam que “ambas as associações estão a passar por grandes dificuldades, uma vez que todos os custos são suportados pelas mesmas” e solicitam a quem puder contribuir que o faça nestes pontos de recolha. Os materiais e bens mais necessários são alimentos de elevada qualidade, resguardos e desparasitantes internos e externos. Pode, também, ajudar a suportar todos os outros custos inerentes a este processo.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.