Durante o mês de abril foram criadas apenas 26 empresas em todo o distrito de Santarém, revelam dados da Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém.
O número de empresas criadas no passado mês de abril representa uma queda abrupta em relação ao anterior mês de março em que tinham sido constituídas 79 sociedades no distrito de Santarém, e muito inferior ao do passado mês de fevereiro, em que foram constituídas 109 sociedades e ao de janeiro em que foram criadas 160 empresas.
Também em comparação com abril de 2019, mês em que foram criadas 83 novas empresas no distrito, e abril de 2018, em que se registaram 100 novas sociedades, se verifica uma acentuada quebra no número de novos negócios.
De acordo com a Nersant, Coruche e Santarém foram os concelhos com maior número de sociedades constituídas, cinco cada um. Seguem-se Benavente e Ourém com três novas empresas cada um. Torres Novas, Salvaterra de Magos e Entroncamento registam duas novas empresas criadas cada um. Tomar, Cartaxo, Alcanena e Abrantes são os restantes concelhos a registarem uma nova empresa cada um.
No que respeita a setores de atividade, distinguem-se a cultura de arroz com três novas empresas e o comércio a retalho com duas novas sociedades.
O total do capital social das empresas constituídas atingiu o montante de 237.957 euros, o que dá uma média de 9.152,19 euros por empresa.
De registar ainda que a maioria dos gerentes das novas empresas continuam a ser homens (69%), sendo apenas 8 as mulheres à frente das 26 novas empresas criadas (31%).