Uma noite memorável e de grandes emoções

Realizou-se no sábado, 21 de setembro, a 3ª Gala Prémios Cartaxo d’Ouro, uma iniciativa do Jornal de Cá e da revista DADA que distingue pessoas, empresas e associações que, na sua atividade, elevam o nome do Cartaxo.

Depois de duas galas de grande sucesso que marcaram a diferença no nosso concelho, ao distinguir os valores da nossa terra, em diferentes áreas da sociedade, num espetáculo inédito no Cartaxo, este ano apresentado por Ana Bernardino, o Jornal de Cá e a Revista DADA voltaram, a premiar as nossas gentes e instituições nas áreas da Cultura, Desporto, Economia e Sociedade.

Big Band do Cartaxo

Este ano, voltámos a reunir valores artísticos do nosso concelho para abrilhantar esta grande noite. Rolando Ferreira fez os arranjos musicais e dirigiu os músicos da Big Band do Cartaxo, aos quais se juntou a Banda de Ká e, nas vozes, os jovens José Miguel Ribeiro, Joana Almeida, Beatriz Antunes e Matilde Azevedo, e Frederico Corado encenou o espetáculo produzido pela Área de Serviço, com textos de Frederico Corado e de Vânia Calado, numa retrospetiva histórica do concelho.

Nesta noite, os presentes reviveram os tempos em que o Cartaxo era conhecido como a Las Vegas do Ribatejo, relembraram figuras como Marcelino Mesquita e José Tagarro ou o Mestre Cid e o dr. Rui Parente, reviveram os momentos áureos do jardim da Praça 15 de Dezembro e recordaram o nascimento do Jornal de Cá que em 2019 celebra cinco anos de vida.

Mas importante mesmo era a atribuição dos prémios aos escolhidos pelos nossos leitores. Para chegar aos nomeados, o Jornal de Cá e a revista DADA convidaram três personalidades com créditos firmados, em variadas áreas, no concelho do Cartaxo: Ana Catarina Vieira, Artur Caetano e Hernâni Rodrigues foram os responsáveis pela escolha dos três nomeados em cada categoria, após uma pré-seleção. A partir daí, a votação foi do público que, durante a passada semana, votou através da internet, no sítio do Jornal de Cá nos seus favoritos

Ler
1 De 4
Prémios Cartaxo d'Ouro 2019 – nomeados Cultura

Na categoria Cultura, os nomeados distinguiram-se, ao longo do último ano, pelos seus desempenhos nas áreas do cinema, música e incentivo à leitura. #JornaldeCa #PremiosCartaxoDouro

Publicado por Jornal de Cá em Domingo, 22 de setembro de 2019
Nomeados na categoria Cultura
Prémios Cartaxo d'Ouro 2019 – nomeados Desporto

Na categoria Desporto são reconhecidos os campeões e o trabalho que é feito pelas respetivas coletividades e associações para que atinjam níveis de excelência. São estas coletividades que levam o nome do Cartaxo mais alto e mais longe, às vezes, fora de portas. #JornaldeCa #PremiosCartaxoDouro

Publicado por Jornal de Cá em Domingo, 22 de setembro de 2019
Nomeados na categoria Desporto
Prémios Cartaxo d'Ouro 2019 – nomeados Economia

Na categoria de Economia, este ano, o Jornal de Cá decidiu distinguir casas com história, algumas centenárias, outras quase centenárias, algumas estão na mesma família há várias gerações, outras, apesar de já não estarem na família que as fundou, estão há décadas com os atuais proprietários. #JornaldeCa #PremiosCartaxoDouro

Publicado por Jornal de Cá em Domingo, 22 de setembro de 2019
Nomeados na categoria Economia
Prémios Cartaxo d'Ouro 2019 – nomeados Sociedade

É preciso ter disponibilidade para dar de si aos outros e é precisamente isso que reconhecemos nesta categoria. Este ano, estão nomeados associações e projetos cujas iniciativas solidárias apoiaram a comunidade.#JornaldeCa #PremiosCartaxoDouro

Publicado por Jornal de Cá em Domingo, 22 de setembro de 2019
Nomeados na categoria Sociedade
O Barril de Livros venceu o Prémio Cartaxo d’Ouro Cultura 2019

Assim, a primeira categoria a ver desvendado o vencedor foi a Cultura. Os leitores puderam escolher entre o Coro do Agrupamento Marcelino Mesquita, o realizador Paulo Antunes e o Barril de Livros. A maioria dos leitores escolheu o Barril de Livros, uma iniciativa da Junta de Freguesia de Vila Chã de Ourique, cujo principal objetivo é a promoção da leitura. O prémio foi entregue por Elvira Tristão, vereadora da cultura e Pedro Mendonça, 1º diretor artístico do Centro Cultural do Cartaxo

O Ateneu Artístico Cartaxense venceu o Prémio Cartaxo d’Ouro Desporto 2019

O Desporto foi a segunda categoria anunciada. A disputa foi renhida entre o Ateneu Artístico Cartaxense, a Escola de Karaté Paula Matias e o Clube de Natação do Cartaxo, mas o Ateneu acabou por ser o mais votado, levando para casa o Cartaxo d’Ouro, que recebeu das mãos de Miguel Mascarenhas, vencedor do Prémio Cartaxo d’Ouro Desporto 2018 e de João Heitor, presidente da direção da  Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta.

Na Economia, estavam nomeadas três casas com história no Cartaxo: a Ourivesaria Conceição, a Casa Brincheiro e a Drogaria Howell Guedes.

A Drogaria Howell Guedes venceu o Prémio cartaxo d’Ouro Economia 2019

A escolha recaiu sobre a Drogaria Howell Guedes. Frederico Guedes, a cara da drogaria, recebeu o prémio das mãos de Pedro Ribeiro, presidente da Câmara do Cartaxo, e de Vasco Miguel Casimiro, júri na primeira edição dos Prémios Cartaxo d’Ouro.

O quarto prémio a ser entregue distinguiu os que trabalham em prol do outro. Na categoria Sociedade, estavam nomeados o Concurso A Escola Tem Talento, o Grupo Herêra e os Trintões 2017.

O Concurso ‘A Escola tem Talento’ venceu o Prémio Cartaxo d’Ouro Sociedade 2019

A votação acabou por ser favorável ao Concurso a Escola Tem Talento. A professora Fátima Brito, mentora da iniciativa, recebeu a distinção das mãos de Augusto Parreira, presidente da Assembleia Municipal, e do vereador Nuno Nogueira.

O fotógrafo Vitor Neno foi distinguido com o Prémio Cartaxo d’Ouro Personalidade do Ano 2019

Ainda antes de terminar, foi tempo de atribuir o prémio Personalidade do Ano, uma escolha exclusiva do Jornal de Cá e da Revista DADA. A personalidade distinguida em 2019, pelos seus 25 anos de carreira, foi o fotógrafo Vítor Neno, que recebeu o prémio das mãos de Fátima Machado Rebelo, diretora do Jornal de Cá e da Revista DADA.

Prémios Cartaxo d'Ouro 2019 – Personalidade do Ano

O Prémio Cartaxo d'Ouro Personalidade do Ano é uma escolha exclusiva do Jornal de Cá e da Revista DADA. A personalidade distinguida em 2019 foi o fotógrafo Vítor Neno #JornaldeCa #PremiosCartaxoDouro

Publicado por Jornal de Cá em Domingo, 22 de setembro de 2019
Prémio Cartaxo d’Ouro Personalidade do Ano 2019

Os Prémios Cartaxo D’Ouro tiveram o patrocínio da VersoMove e da ATM Horse Trucks, Intermarché do Cartaxo, WFS, Barbearia Carlos Rato, Casa d’Almeida – Tapetes do Cartaxo, Magnisis, Lab Cartaxo, Óptica Pina e ViaSegura e contaram com o apoio da Área de Serviço, Rosélia Cabeleireiros e Helena Magalhães (que pentearam e maquilharam Ana Bernardino), Restaurante Sr. Vinho, Sociedade Cultural e Recreativa de Vale da Pinta, Flávio Sequeira, Memórias Fotográficas do Cartaxo, Diogo Marques, Centro Cultural do Cartaxo e do Município do Cartaxo.

Pode gostar também