USF D. Sancho I promove rastreio do cancro do cólon e reto

A deteção precoce do cancro do cólon e reto reduz, em larga escala, a taxa de mortalidade.

Esta é uma iniciativa que está a ser desenvolvida por Vasco Jesus, 28 anos, aluno finalista (4º ano) da licenciatura em enfermagem da Escola Superior de Saúde de Santarém, no âmbito do projeto de estágio que está a desenvolver  na USF D. Sancho I.

O combate ao cancro representa uma das mais duras batalhas na vida, em particular, o cancro do cólon e reto (colorretal) afigura-se como um dos mais prevalentes, com 10500 novos casos diagnosticados no ano de 2020 e mais mortais, com uma taxa de mortalidade de 14,3%.

A prevenção surge como a arma mais eficaz, nesse sentido, a USF D. Sancho I, em Pontével, aposta na realização do Rastreio do Cancro do Cólon e Reto e pretende aumentar a taxa de adesão ao mesmo. Este rastreio destina-se a todos os homens e mulheres, entre os 50 e 74 anos de idade, assintomáticos (sem qualquer sintoma gastrointestinal) e que não tenham realizado uma análise de pesquisa de sangue oculto nas fezes nos últimos dois anos ou uma colonoscopia nos últimos cinco anos.

A sua realização é feita através de um exame não invasivo para a pesquisa de sangue oculto nas fezes. Para esse exame é facultado um kit, de forma gratuita, pelo enfermeiro ou médico de família e explicada a forma como o fazer, sendo este realizado comodamente no domicílio pelo utente.

A deteção precoce da doença reduz amplamente a taxa de mortalidade associada, pretendendo-se um diagnóstico em fase inicial através do rastreio.

Esta ação de promoção da saúde por parte da USF D. Sancho I pretende assim, aumentar o índice de adesão ao rastreio do cancro do cólon e reto da população elegível, contribuir para um aumento da literacia em saúde da população em geral e reforçar a relação de confiança e proximidade com os utentes.

Ler
1 De 41

Se cumprir os critérios de elegibilidade para a realização do rastreio, dirija-se ao seu enfermeiro de família, na sede da USF, em Pontével, ou nas extensões de Valada ou Vale da Pedra, para a recolha do kit gratuito e esclarecer todas as suas dúvidas.

Promova a sua saúde.

Isuvol
Pode gostar também