Extensão de saúde de Vale da Pedra reabre após obras de requalificação
Encerrada há cerca de um ano a extensão de saúde de Vale da Pedra abriu portas esta manhã, depois de obras de requalificação, com uma nova equipa para servir a população. Um investimento de cerca de 65 mil euros do Município do Cartaxo. “Hoje é um dia importante, um dia bonito, um dia em que temos que estar também felizes porque conseguimos aqui atingir mais um objetivo nosso”, disse João Heitor, presidente da Câmara Municipal.
A extensão de saúde reabre após obras de reabilitação que consistiram na substituição integral da cobertura, pintura exterior e intervenções em espaços interiores que estavam danificados e com uma nova equipa, um médico e um enfermeiro dedicados, em exclusivo, à extensão de saúde, “para servir a população, as suas carências e as suas necessidades e que nós, enquanto profissionais de saúde, não podemos abandonar devido às suas necessidades, muitas das vezes de proximidade, de cuidado. Nesse sentido, fizemos questão de manter esta porta aberta e hoje estamos aqui para reabrir e mostrar os melhores serviços que nós sabemos fazer”, destacou Pedro Alves, coordenador da USF D. Sancho I, esta manhã, na cerimónia de reabertura do equipamento.
José Belo, quis manifestar o seu contentamento “pela luta de ao longo de 10 anos e que felizmente consegui concretizar com a ajuda da Câmara Municipal. Se não fosse este executivo, provavelmente ainda teríamos o edifício na situação anterior”, agradeceu à Câmara Municipal, à nova equipa, e a Pedro Alves, coordenador da USF D. Sancho I, “que sempre esteve aqui ao nosso lado, sempre fez pressão para que esta situação fosse uma realidade”. O presidente da Junta de Freguesia de Vale da Pedra aproveitou as obras para também investir cerca de 10 mil euros na requalificação do edifício da Junta de Freguesia.
O presidente da Câmara Municipal do Cartaxo começou por agradecer a presença do presidente do Conselho de Administração da Unidade Local de Saúde da Lezíria (ULS Lezíria), “dr. Pedro Marques e a sua equipa, que têm sido também importantes em todo este processo”. João Heitor, reconheceu que este equipamento “estava de facto a precisar de uma intervenção”, e garantiu que “vamos continuar a investir não só neste equipamento, mas também nos restantes equipamentos da saúde”, para que “não se deixem chegar as coisas ao estado de desleixo em que estavam”.
“Para nós o que era mesmo importante era reabrir o serviço, devolver à população este serviço tão importante”, disse João Heitor, “a Comunidade de Vale da Pedra tem sido de alguma maneira negligenciada e esquecida ao longo de muitos anos, não o é nesta altura”, enfatizou o presidente da Câmara.
A par das obras de reabilitação do edifício da Extensão de Saúde, a Câmara Municipal do Cartaxo realizou também obras de valorização urbanística na Rua 25 de Abril, com a construção de uma passagem em segurança entre a Escola Básica e a Igreja Paroquial da freguesia, num investimento superior a 75 mil euros.
Em fase de revisão final do projeto e lançamento do concurso estão também as obras de requalificação e valorização previstas para as Ruas 25 de Abril e General Humberto Delgado, que representam um investimento municipal superior a 500 mil euros.