Vila Chã de Ourique celebra vindimas

Tradicional Cortejo das Vindimas foi o ponto alto dos festejos

Foi um fim de semana cheio em Vila Chã de Ourique com a tradicional Festa das Vindimas, este ano organizado pelo Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, que culminou com o cortejo, no domingo, 21 de outubro, depois de um sábado animado pela Saramaga Arte e pela caminhada das vindimas.

Pouco passava das 15h e já algumas dezenas de pessoas aguardavam a passagem do Cortejo das Vindimas, no Largo da Memória em Vila Chã de Ourique. E nem a chuva que começou por cair nesse momento as demoveu, chegando sempre mais gente, na sua maioria, prevenida com chapéu de chuva. Mas tudo não passou de um aguaceiro.

Cortejo das Vindimas em Vila Chã de Ourique

O Tradicional Cortejo das Vindimas, este ano organizado pelo Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique, visto pela objetiva do fotógrafo Vitor Neno

Publicado por Jornal de Cá em Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

 

Momentos depois, surgem os campinos a encabeçar o cortejo, com mais de uma dezena de carros enfeitados a representar os diferentes momentos do trabalho na vinha, assim como os momentos de confraternização, nas tabernas (aqui com a presença dos presidentes da Junta de Freguesia e da Câmara Municipal (Vasco Casimiro e Pedro Ribeiro, respetivamente), trajados a rigor, e nas marchas. De referir também a presença da Rainha das Vindimas de Portugal, Joana Azenheira, e dos reis das vindimas do concelho do Cartaxo, Joana Almeida e Bruno Vieira

Mais artigos
1 De 73

Helena Gois, presidente da direção do Rancho Folclórico “Os Campinos” Vila Chã de Ourique apresentou os carros, fazendo uma breve explicação sobre cada um dos trabalhos em torno da vinha e do vinho, enquanto estes iam parando com os seus figurantes a demonstrar a atividade. Também as marchas do Casal da Velha e dos Camarinhos fazem parte do cortejo, tal a sua importância naqueles tempos, em que a animação era pouca, com os ranchos de mulheres a animar os tempos livres.

Vila Chã de Ourique celebra as vindimas

Vila Chã de Ourique saiu à rua para celebrar as vindimas. Mais de uma dezena de carros enfeitados, muita gente a participar trajada a rigor, e muita gente a ver passar o tradicional Cortejo, no Largo da Memória

Publicado por Jornal de Cá em Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

 

A bênção do vinho é um dos momentos-chave deste dia que, como é habitual, conta com a presença do pároco da freguesia para abençoar mais um ano de produção da vinha e do vinho, na freguesia. Atentos, a assistir ao momento solene estavam muitas dezenas de pessoas, algumas vindas de outras freguesias do Cartaxo, que mais um ano não quiseram perder estes festejos. Uma coisa é certa: tanto no público como nas dezenas de figurantes envolvidos no cortejo encontravam-se muitos jovens e até crianças, um sinal de que estas tradições em Vila Chã de Ourique se hão de manter vivas ainda por algumas décadas.

Este ano, foi o Rancho Folclórico “Os Campinos” de Vila Chã de Ourique a organizar a tradicional Festa das Vindimas, que se iniciou no sábado, com mais uma edição da mostra de artesanato Saramaga Arte, no pavilhão da festa, assim como a 5ª caminhada das vindimas, e culminou no domingo com o tradicional cortejo a passar pelas ruas da vila, engalanadas pelos moradores. Depois de dar uma volta pela vila, o cortejo voltou ao pavilhão da festa, de onde havia saído, para ali continuar a festa com as marchas e a banda Sociedade Filarmónica de Pontével.

Pode gostar também

Comentários estão fechados.