Vila Chã de Ourique outra vez a braços com o lixo

A denúncia, desta vez, chega de Vila Chã de Ourique: os fregueses continuam a depositar resíduos ao lado dos caixotes do lixo. E, mais grave ainda, resíduos que nem nos caixotes do lixo comum deveriam ser colocados. Por mais que os funcionários da Junta de Freguesia limpem o que podem, a falta de civismo de alguns acaba por falar mais alto e os lixos continuam a surgir em locais inapropriados.

As fotografias são bem ilustrativas desta (triste) realidade. Estores, colchões, baldes, caixas de cartão e de plástico, loiças de sanitários, telhas com amianto… é um sem número de resíduos que deveriam ser encaminhados para o Ecocentro ou, no caso do amianto, recolhidos por uma empresa especializada, e que, em vez disso, são colocados pelos prevaricadores na via pública.

As zonas mais afetadas por esta deposição indevida de lixos são a vila, nas ruas mais escondidas, e a Zona Industrial, mas parece ter surgido uma nova prática. É que, na última semana, a Junta de Freguesia encontrou montes de entulho em caminhos do campo, nomeadamente, na zona da Quinta de Vale d’Algares.

Uma situação facilmente evitável, já que a Junta de Freguesia dispõe de um serviço de recolha de monos e outros lixos, que vai a casa dos fregueses, bastando, para isso, contactar a autarquia a solicitar o serviço. Caso não o pretenda fazer, pode sempre ir depositar os seus resíduos no Ecocentro. Ou simplesmente, dirigir-se a um ecoponto e depositar os seus plásticos, metais, vidros, papel e cartão.

Lembre-se que, caso seja apanhado em flagrante ou denunciado, poderá ficar sujeito a multas pesadas. Aliás, numa das últimas situações registadas na freguesia, os prevaricadores foram identificados e a queixa já seguiu para as entidades competentes.

Mais artigos
1 De 60

Por isso, por favor, e para bem de todos, não obrigue os seus concidadãos a conviverem com o seu lixo!

Pode gostar também
Comentários
Loading...