Cartaxo promove atividades de apoio à família de crianças no pré-escolar

O Município do Cartaxo assinou esta segunda-feira, 14 de outubro, um protocolo de cooperação para o desenvolvimento das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF), na educação pré-escolar, para este ano letivo, com a Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I – Pontével e os dois agrupamentos de escolas do concelho (D. Sancho I – Pontével e Marcelino Mesquita – Cartaxo).

As atividades previstas nestes Protocolo destinam-se a servir, prioritariamente, as crianças cujo agregado familiar, devido a compromissos profissionais ou outros, não tenha possibilidade de acompanhar os seus educandos, no período de prolongamento de horário, no caso da educação pré-escolar, lê-se na nota informativa da Câmara Municipal que adianta ainda que, este ano letivo, estas atividades serão promovidas em ambos os agrupamentos escolares, mais concretamente no Jardim de Infância da Lapa, Jardim de Infância de Pontével, Jardim de Infância de Vale da Pedra, Jardim de Infância de Vale da Pinta, e Jardim de Infância de Vila Chã de Ourique. As AAAF serão promovidas quer durante os períodos letivos quer durante as interrupções desses mesmos períodos.

A legislação em vigor atribui às AAAF particular relevância na medida em que estas contribuem para a formação integral das crianças e articulam com as famílias uma ocupação útil e consequente dos tempos não letivos, assegurando um horário flexível, compatível com as necessidades dos pais e encarregados de educação, diz o comunicado, acrescentando que a sua implementação é da competência do Município do Cartaxo, no âmbito de Protocolo de Cooperação estabelecido com os Ministérios da Educação e do Trabalho e Solidariedade.

Com este protocolo, “o município compromete-se a colaborar com os parceiros envolvidos na coordenação deste projeto assim como a ceder os espaços escolares, em articulação com os dois Agrupamentos, assegurando os custos inerentes à sua utilização nos períodos em causa”, prestando um apoio financeiro no montante máximo de 15 mil euros à Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento D. Sancho I – Pontével, considerando que estarão em causa cinco jardins de infância e o valor a atribuir por cada um ascende a três mil euros.

Ainda segundo o comunicado, à Associação de Pais cabe a planificação das atividades e a contratação de técnicos que assegurem a realização das mesmas – música e motricidade –, assim como a aquisição do material necessário. Os agrupamentos D. Sancho I – Pontével e Marcelino Mesquita, em estreita colaboração com as demais entidades envolvidas, assegurarão o enquadramento do projeto do ponto de vista pedagógico.

Pode gostar também