Visitas de estudo superam expetativas de alunos e professores da Secundária do Cartaxo
Alunos do 10º ano da Escola Secundária do Cartaxo foram em visita de estudo ao Museu Rural do Vinho do Cartaxo, aos Museus do Dinheiro e das Comunicações, em Lisboa, às Grutas de Mira d'Aire e à Praia Fluvial Olhos d'Água, em Alcanena, no âmbito da disciplina de Economia
Alunos do 10º ano, da Escola Secundária do Cartaxo, foram em visita de estudo ao Museu Rural do Vinho do Cartaxo, aos Museus do Dinheiro e das Comunicações, em Lisboa, às Grutas de Mira d’Aire e à Praia Fluvial Olhos d’Água, em Alcanena, no âmbito da disciplina de Economia, numa iniciativa do professor Luís Filipe Monteiro, que contou com a participação do professor João Carlos Silva, da disciplina de Área de Integração, com o objetivo de “interligar as disciplinas e promover aprendizagens significativas para os alunos”.
Segundo os professores, estas visitas de estudo, foram “extremamente, bem-sucedidas, onde os alunos tiveram a oportunidade de expandir os seus horizontes, interligar o conhecimento teórico com a realidade e desenvolver competências essenciais para a sua formação enquanto indivíduos proativos e participativos nas sociedades onde se contextualizam e pertencentes à cidade do Cartaxo e localidades limítrofes”.
Os alunos criaram vídeos e relatórios fotográficos, documentando as suas experiências e aprendizagens ao longo das visitas. “Essas produções destacaram o seu entusiasmo e compromisso, bem como, contribuíram para fortalecer a sua capacidade de comunicação e expressão, evidenciando o sucesso destas iniciativas”.
Com a visita guiada ao Museu do Vinho, os alunos exploraram a história e a importância económica do setor vitivinícola na região do Cartaxo.
Já nos Museus do Dinheiro e das Comunicações em Lisboa, os alunos, “mergulharam na história e no papel do dinheiro na economia, além de conhecerem a evolução das comunicações ao longo do tempo. As visitas guiadas proporcionaram uma descoberta valiosa sobre os sistemas financeiros e o impacto das comunicações nas interações sociais e comerciais”, conta o professor Luís Filipe Monteiro.
A visita às Grutas de Mira d’Aire, “ressaltou a importância do turismo para a região e abriu os olhos dos alunos – após uma eloquente explicação do guia David – para as maravilhas da natureza e a sua relação com a economia local”, revela o professor de Economia.
Além das visitas planeadas, houve ainda tempo para um momento de relaxamento e diversão na Praia Fluvial Olhos d’Água, em Alcanena.
Para os professores, “as expetativas iniciais foram amplamente superadas”, uma vez que os alunos com estas iniciativas, que decorreram este ano letivo, “tiveram a oportunidade de vivenciar de uma forma prática o que aprenderam, aplicando o conhecimento teórico em situações reais”.