332 alunos do concelho vivem abaixo do limiar da pobreza

Alunos mais carenciados vão beneficiar de refeições escolares durante a época das férias escolares, informou Fátima Vinagre, vereadora com o pelouro da Ação Social.

De acordo com dados a que o Município teve acesso, há 332 alunos no concelho do Cartaxo a viver em agregados familiares cujo rendimento mensal é inferior a 200 euros. São famílias que “no máximo por ano, tem um rendimento na ordem dos 2.356,10 euros”, revelou Fátima Vinagre, em reunião do executivo camarário.

Estes 332 alunos têm, na sua maioria, idades compreendidas entre 6 e 17 anos e, no imediato e porque estamos em época de férias escolares, “em que as coisas se agravam significativamente para estes alunos”, podem beneficiar de refeições escolares durante esta época, assegurou Fátima Vinagre.

A vereadora com o pelouro da Ação Social, deu conta durante a reunião do executivo camarário, no dia 20 de junho, de que o Município está a arranjar “formas de minimizar esta situação e reduzir a pobreza infantil do nosso concelho”.

O Município, através do Plano de Ação Nacional da Garantia para a Infância, – que pretende garantir o acesso de todas as crianças e jovens, em situação de maior vulnerabilidade, a um conjunto de serviços essenciais –, irá fazer um acompanhamento individualizado a cada um destes alunos a partir do próximo ano letivo. “Estamos a delinear um plano de ação específico para reduzir e para combater estas desigualdades e esta pobreza”, revelou a vereadora.

Os Agrupamentos já tinham edificado algumas situações de carência, mas só agora o Município teve acesso através do cruzamento de dados vindos da Segurança Social.

Isuvol
Pode gostar também